Contraste usado em exames de imagem está em falta no mercado. HC, que atende pacientes de 68 municípios, disse que analisa a gravidade dos atendimentos já agendados para fracionar o uso do produto.
O Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu (SP) suspendeu os exames de imagem por causa da falta de contraste, uma substância química usada nesses procedimentos. Segundo o HC, o produto está em falta no mercado.
O hospital, que atende pacientes de 68 municípios, disse que está analisando a gravidade dos atendimentos já agendados para fracionar o uso do produto, priorizando exames de alta complexidade. Os casos mais leves serão atendidos sem o uso da substância.
Segundo o HC, além dos exames de tomografia, o contraste também é usado no cateterismo cardíaco e angiografias cerebrais e de membros.
No mês passado, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica afirmando que a falta de contraste é um problema nacional e internacional. Segundo o ministério, a importação da substância está prejudicada porque a China atrasou o envio.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, informou em entrevista à TV TEM que está fazendo a tratativa junto aos fornecedores para que possam estabelecer uma cronologia de reposição do material.
“A negociação busca uma solução mais breve possível”, disse o secretário.
Fonte: portal g1
Compartilhe esta notícia