Hospital das Clínicas de Botucatu recebe “Banco de Perucas Móvel”

 

Hospital estadual localizado em Botucatu está entre as nove unidades do SUS paulista abrangidas pelo projeto e é a última parada do “tour”; parceria inédita entre a Secretaria de Estado Saúde, Instituto SAB e ONG Cabelegria vai ofertar 500 perucas à pacientes com câncer

O Hospital das Clínicas de Botucatu, unidade da Secretaria de Estado da Saúde localizada na região de Bauru e referência em Oncologia, recebe a partir da quinta-feira, 16 de novembro, o “Banco de Perucas Móvel”, que iniciou no mês de setembro um “tour” por hospitais estaduais localizados em diversas cidades paulistas.

O HC é a última parada do itinerário do projeto iniciado há dois meses. No total, cerca de 500 perucas serão doadas a pacientes com câncer, em tratamento em dez serviços de saúde vinculados à pasta. O trabalho inédito é promovido por meio de parceria com a Sociedade Assistencial Bandeirantes (Instituto Sab) e a ONG Organização Não Governamental (ONG) Cabelegria.

No Hospital das Clínicas de Botucatu, a unidade móvel permanecerá nos dias 16 e 17 de novembro, das 8h às 17h.  O “ponto de partida” começou há dois meses, no Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado na zona Leste da capital, onde o banco esteve entre os dias 4 e 6 de setembro.

O veículo móvel, equipado como salão de beleza, circulará durante dois meses pelas unidades hospitalares, com doações de cabelo e entrega de perucas aos pacientes (internados ou não) que passam por tratamento quimioterápico. Pacientes em atendimento ambulatorial em serviços públicos de saúde interessados também devem apresentar o cartão SUS, laudo médico atualizado (com validade de até 5 meses), RG e comprovante de tratamento (agendamento da sessão de quimioterapia, por exemplo).

Participam do programa os hospitais Pérola Byington, Brigadeiro, Helipólis, Darcy Vargas e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), na capital; o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes; Guilherme Álvaro, em Santos; Mario Covas, em Santo André; e Estadual de Bauru e Hospital das Clínicas de Botucatu, ambos da região de Bauru.

“O Governo do Estado conta com a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que oferece estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado. Essa parceria é mais uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência, pois a doação dessas perucas não envolve apenas a questão estética, mas garante a valorização e promoção da autoestima dessas pessoas.”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

O “Banco de Perucas Móvel” atua também como um ponto de coleta de doações de cabelo para confecção das perucas. Não é possível realizar o corte no veículo, mas os interessados podem comparecer e doar mechas com 20 cm, no mínimo. É fundamental que o cabelo esteja completamente seco, e o banco aceita também fios com química ou coloração. A orientação é amarrar a mecha e acondicionar em saco plástico. As doações também podem ser enviadas pelos Correios (endereço no final do texto). Os(as) doador(as) recebem um certificado e, por isso, é importante colocar, em papel, nome completo, número do CPF e endereço com CEP.

ONG Cabelegria

Desde 2013, a ONG confecciona e doa perucas para pacientes que lutam contra o câncer ou que perderam seus cabelos, a partir da mobilização das amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn. Mensalmente, são produzidas mais de 100 perucas.

Em 2016, a Cabelegria lançou o primeiro “Banco de Perucas Móvel” do mundo e atende todo o Estado de São Paulo, com patrocínio do Instituto SAB, associação privada sem fins lucrativos. Até o momento, o “Banco Móvel” já atendeu cerca de 300 pessoas e distribuiu mais de 800 perucas aos pacientes.

O caminhão da categoria VUC (Veículo Urbano de Carga) é customizado e equipado, garantindo um espaço descontraído, alegre e acolhedor, para que os pacientes possam experimentar e ajustar as perucas. O veículo conta com prateleiras com diversos modelos de perucas, bancada de espelho e acesso para pessoas com mobilidade reduzida. A unidade também conta com dois representantes da ONG Cabelegria e um cabelereiro.

Programação:

16 a 17/11, das 8h às 17h – Hospital das Clínicas de Botucatu

Distrito de Rubião Júnior, s/n –  Botucatu

 

Hospitais já visitados

Hospital Infantil Darcy Vargas

Hospital Guilherme Álvaro

Hospital Heliópolis)

Hospital Brigadeiro

Hospital Pérola Byington

Hospital Luzia de Pinho Mello

Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)

Hospital Estadual Mário Covas

Hospital Estadual de Bauru

4toques comunicação