Unidade em Botucatu passa a ser gerenciada pela enfermeira Andrezza Castro
A partir deste mês de julho, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), subordinado ao Departamento de Apoio à Assistência do HCFMB, está sob nova coordenação.
A unidade passa a ser gerenciada pela enfermeira Andrezza Castro. O serviço estava sob gestão da Dra. Tamiris Dias da Silveira Lustri, médica hematologista, que permanece como vice-gerente.
Sobre o Hemocentro
É o serviço de Referência Técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de sangue para sua região de abrangência. O Hemocentro participa de diferentes programas de avaliação desde sua fundação, em 1982.
Além da participação na Avaliação Externa da Qualidade em Sorologia e Hemocomponentes na área de Imuno-hematologia, é unidade produtora de painel para demais serviços sob a Coordenação do Ministério da Saúde.
Doações
Para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h.
O agendamento das doações pode ser feito pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) ou pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.
É importante lembrar:
A doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável.
O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.
Até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até́ 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.
Além disso, está sendo liberada a entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.
Informações do HCFMB
Compartilhe esta notícia