O Hemocentro de Botucatu aos poucos vai regularizando seu estoque de sangue. Silvio Neves, coordenador do serviço, explica que o número de bolsas de sangue do Hemocentro de Botucatu está em um nível próximo ao satisfatório, pois as doações realizadas antes do carnaval foram constantes. Porém, ele afirma a que a população pode continuar ajudando a manter o estoque em condições adequadas para que a instituição não volte a entrar em uma situação crítica, levando o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) a adiar cirurgias.
Além da importante contribuição que os doadores de sangue proporcionam, fala-se muito pouco da doação de plaquetas, que podem ser coletadas no mesmo procedimento. Segundo a Fundação Pró-Sangue de São Paulo, o sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador.
O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese. A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e a cirurgias cardíacas; as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas.
Neves explica que a aférese é a melhor forma de o Hemocentro conseguir plaquetas. “Em relação à doação de plaquetas, temos dois tipos: a standard, que é proveniente da doação convencional de sangue, e o concentrado de plaquetas por aférese. Esse último processo é realizado com uma máquina apropriada, que irá retirar do sangue do doador apenas o hemocomponente desejado, no caso as plaquetas, e o sangue retorna ao doador. As vantagens desse tipo de doação são um volume maior do concentrado (plaquetas) em comparação a standard e melhor deleucocitação (retirada de leucócitos), assim o doador poderá doar com maior frequência” esclarece.
Qualquer dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu através do número (14) 3811-6234.
(Assessoria HCFBM)
Compartilhe esta notícia