Hemocentro do HCFMB em alerta devido a falta de sangue no estoque

Saúde
Hemocentro do HCFMB em alerta devido a falta de sangue no estoque 16 setembro 2010

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) está precisando, com urgência, de sangue dos tipos O positivo e O negativo. O serviço já teve que reduzir o envio de bolsas de sangue para as 5 agências transfusionais que atende, por conta do baixo estoque.

Até esta quinta-feira, 16 de setembro, havia na reserva da unidade somente 62 bolsas do tipo O positivo (o ideal seriam 200) e 10 bolsas de O negativo (o ideal seria de 25 a 30). Ainda não foi cogitado o cancelamento de cirurgias no hospital, mas essa possibilidade pode ser avaliada em breve caso o número de doadores não aumente.

Silvio Luis Neves, supervisor do Hemocentro do HC, conta que somente a agência transfusional de Avaré – que distribui as bolsas recebidas do Hospital das Clínicas em sua microregião – solicitou 30 bolsas de sangue O positivo. “Não pudemos fornecer todas, pois é quase metade do nosso estoque. Temos enviado menos bolsas do que o solicitado, com exceção a casos de emergência”, esclarece.

O Hemocentro continua telefonando para os doadores e enviando cartas pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários tem sido baixa nas últimas semanas. “Pedimos, inclusive, aos familiares e amigos de pessoas internadas no HC que, se puderem, doem sangue e nos ajudem a melhorar o estoque. Estamos em estado de alerta”, frisa Neves.
O horário de funcionamento do Hemocentro do HC é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 ? s 16h30. Aos sábados, das 7 ? s 13 horas. Doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041// 6234

{n}Condições para doar: {/n}

– gozar de boa saúde;
– pesar acima de 50 quilos;
– ter entre 18 e 60 anos;
– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ? doação;
– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Fonte: Leandro Rocha
Fotos: Flávio Fogueral
Assessoria de Comunicação e Imprensa

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento