Plasmas excedentes do uso hemoterápico são voltados à produção de medicamentos hemoderivados, componentes importantes para o tratamento de muitos pacientes
O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi recentemente credenciado como fornecedor de plasmas excedentes do uso hemoterápico para fracionamento industrial, voltados à produção de medicamentos hemoderivados, componentes importantes para o tratamento de vários grupos de pacientes.
Este credenciamento foi oficializado após a conclusão da auditoria de qualificação realizada pela equipe da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e com a empresa Octapharma. Na última quarta-feira, 3 de maio, foi encaminhada a primeira remessa de plasma excedente, com 1056 bolsas, totalizando 235 litros do componente.
O processo envolveu todas as atividades do Hemocentro que contemplam o ciclo do sangue (setores e processos) e analisou tópicos relacionados à engenharia clínica, equipamentos, estrutura física, gestão da qualidade, informática, coleta, processamento, estocagem, laboratórios e recursos humanos.
O biólogo responsável pelo Laboratório de Sorologia do Hemocentro, Fernando Aparecido de Oliveira, participou das atividades do credenciamento e aponta que a auditoria demonstrou a importância do monitoramento e a garantia da qualidade dos processos hemoterápicos que promovem a segurança nas transfusões. “A inspeção realizada nos permitiu rastrear e demonstrar a eficiência de toda a cadeia produtiva do plasma. Esse processo é fundamental para confirmar a qualidade dos produtos oferecidos pelo Hemocentro e comprova a segurança de cada processo. Além disso, a auditoria nos fez identificar oportunidades de melhoria e indicou como implantá-las”.
Fernando relata que, além da equipe do Hemocentro e do apoio da Superintendência, outros setores do Hospital contribuíram para esta conquista, como a Gerência de Tecnologia da Informação (CIMED), o Núcleo de Engenharia Clínica e o Departamento de Gestão de Pessoas. “Esta conquista tão importante comprova a qualidade de nosso serviço de Hemoterapia e dos hemocomponentes produzidos”, celebra Gislene C. Mastranjo de Oliveira, farmacêutica responsável pelo Setor de Componentes Lábeis.
A Coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do Hemocentro, Patrícia Carvalho Garcia Bonechini, reforça a importância desta qualificação para o HCFMB. “Sabemos da necessidade de aumentar a produção de hemoderivados para o atendimento dos pacientes SUS. É um orgulho fazer parte dessa equipe que, com essa conquista, poderá contribuir para melhorar a assistência de saúde no Brasil”.
O Hemocentro continuará sendo acompanhado pela empresa auditora, para que a qualidade dos serviços seja mantida dentro dos padrões exigidos para a manutenção do credenciamento, que possui um prazo anual de renovação. “O Brasil enfrenta uma crise na produção de hemoderivados, principalmente albumina e imunoglobulinas, substâncias essenciais para o tratamento de diversas doenças graves. Esta certificação evidencia não somente a qualidade dos hemocomponentes ofertados por nós, mas também coloca o Hemocentro do HCFMB na vanguarda dos serviços hemoterápicos do país”, finaliza.
Compartilhe esta notícia