O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que necessita urgente de todos os tipos de sangue, mas, em especial, os tipos O negativo e positivo.
“O ideal é mantermos um estoque destes tipos em mais ou menos 300 bolsas, sendo 250 de O positivo e 50 de O negativo, mas, sendo este o período mais crítico do ano, temos em estoque apenas 96 bolsas, sendo 30 O negativo e 66 O positivo”, explica José Mauro Zanini, diretor do Hemocentro.
A partir desta sexta-feira (19) todas as pessoas que vierem se internar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e suas unidades receberão um documento contendo informações sobre o uso do sangue dentro do HCFMB e um pedido de trazer duas pessoas para doar sangue.
“Antigamente, a gente pedia para que os nossos pacientes ajudassem o nosso estoque trazendo 15 pessoas, como percebemos a dificuldade em conseguir 15 pessoas saudáveis e que poderiam doar, resolvemos diminuir o número drasticamente. Agora, se cada paciente trouxer dois amigos ou parentes, vamos conseguir manter o nível bom de estoque, tendo em conta que o prazo de validade do sangue é curto”, conta Zanini.
Para doar sangue, é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, atende em horário especial às quartas-feiras das 18 às 21 horas, e aos sábados, das 7h às 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.
Condições para doar sangue
Apresentar RG ou outro documento oficial com foto (original);
Ter boa saúde;
Ter mais de 50 kg;
Ter entre 18 e 69 anos – idade máxima para a primeira doação é de 60 anos;
Aos 16 e 17 anos a doação só será autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento oficial, com foto de ambos;
Não estar em jejum;
Dormir ao menos seis horas antes da doação;
Não ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes da doação.
Compartilhe esta notícia