O selo garante aval e segurança nos procedimentos realizados nas áreas do ciclo do sangue da unidade
O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) renovou a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2015, comprovando que todos os seus processos de gestão estão de acordo com os critérios e padrões internacionais estabelecidos. O selo garante aval e segurança nos procedimentos realizados nas áreas do ciclo do sangue da unidade.
A manutenção da certificação ocorreu após a conclusão da auditoria da empresa QMS Certification Services, realizada em todas as áreas do Hemocentro, no mês de setembro. O selo internacional de qualificação contempla desde o início do processo, na captação de doadores, até a sua etapa final, que é a transfusão.
Para receber o selo, é necessária uma avaliação em uma série de itens, como: parâmetros de calibração, manutenção preventiva e registros de temperaturas de equipamentos, treinamentos continuados de equipes, rotinas de higiene e limpeza, manutenção predial, elétrica e hidráulica, cuidados no processamento e produção de hemocomponentes, entre outros.
De acordo com o Diretor do Hemocentro, Dr. Cláudio Miranda, é necessário que o Serviço mantenha padrões internacionalmente reconhecidos para a manutenção da certificação. “Isto nos orgulha muito porque este é um selo pleiteado por todos os Hemocentros do Brasil”, diz.
Novo Espaço
Com o avanço e crescimento do trabalho realizado pela equipe do Hemocentro do HCFMB, bem como a manutenção da certificação ISO 9001:2015, Dr. Cláudio Miranda lembra que a viabilização de um sonho antigo ganha força: a construção de um prédio próprio para o Hemocentro. “A busca desse sonho passa por uma necessidade imediata, que é encontrar um espaço apropriado para a construção do prédio. A partir daí podemos pensar num projeto que vai apresentar o investimento necessário para realizarmos esse sonho”, finaliza Dr. Cláudio.
Compartilhe esta notícia