Hemocentro de Botucatu pede doações de todos os tipos sanguíneos

Os estoques do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estão em níveis críticos e precisam da doação de todos os tipos sanguíneos.

Para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento.

O hemocentro funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. A doação pode ser agendada pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 ou (14) 99631-5650.

Hemocentro de Botucatu pede doações de todos os tipos sanguíneos

Lembrando:

A doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável.

Liberação da entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.

O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.

Até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até́ 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.

Requisitos para doar:

Ter 16 anos;

Ter peso igual ou superior a 50 kg;

Estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Fonte: G1