O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) participou, nos dias 3 e 4 de setembro, do III Encontro das Comissões Intra Hospitalares para Doação de Órgãos para Transplantes (CIHDOTTs) do Estado de SP, realizado na capital paulista.
Foram 12 profissionais de saúde do Hospital, entre médicos e enfermeiros de diferentes setores, que estiveram presentes no evento, que tem a finalidade de promover atualização científica, otimizar as doações de órgãos e tecidos na região e fortalecer as comissões intra-hospitalares.
Morte encefálica e os principais distúrbios hemodinâmicos, modelo organizacional das comissões intra hospitalares no Estado de Santa Catarina e perspectivas futuras para as comissões intra hospitalares no Brasil foram alguns dos temas abordados durante o Encontro.
Marina Acosta Cleto, enfermeira responsável pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Botucatu, foi uma das responsáveis por ministrar um dos conteúdos do evento cujo tema foi “Contribuições de uma CIHDOTT atuante para o processo de doação junto a OPO”.
Para o Coordenador da OPO do Botucatu, Laércio Stéfano, o evento tem caráter científico, “o que permite aperfeiçoar a efetivação de doação de órgãos, aproximar as equipes e diminuir a lista de espera por um transplante”, disse.
Premiação e Reconhecimento
Durante o III Encontro das Comissões Intra-hospitalares para Doação de Órgãos para Transplantes (CIHDOTTs) do Estado de SP houve premiação às CIHDOTTs que se destacaram por suas atuações.
Na categoria taxa de notificação/1000, o Hospital de Base de Bauru foi vencedor. Na categoria efetivação das doações, a Santa Casa de Jaú foi premiada. Ambas as CIHDOTTs fazem parte da área de abrangência da OPO Botucatu.
Também houve a entrega de um reconhecimento às OPO’s que participaram do encontro, como símbolo de “Amigo do Transplante”.
Sobre a OPO do HCFMB
A OPO é responsável por organizar captações de órgãos e distribuições para transplantes em 51 municípios da região no âmbito da sua área de abrangência, e algumas vezes, até de outros estados.
Compartilhe esta notícia