Ação foi realizada neste sábado, 26 de novembro, no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), juntamente com a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Dermatologia e Radioterapia, realizou no dia 26 de novembro mais uma edição da sua tradicional campanha de combate ao câncer de pele.
A ação foi realizada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores. Ao todo, foram realizados 568 atendimentos e detectados 58 casos positivos para câncer, sendo quatro melanomas, o tipo mais agressivo de tumor que acomete a pele.
Os casos suspeitos e os confirmados clinicamente serão encaminhados para procedimento cirúrgico, que será agendado ainda no próximo mês de dezembro, em sistema de mutirão. Outros casos poderão ser agendados para fevereiro de 2017.
O câncer de pele é o tipo mais comum no país e ocorre quando há um crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Durante a campanha, foram realizados diversos esclarecimentos sobre a doença, além de exames de manchas suspeitas na pele dos pacientes presentes.
Em 2015, foram atendidos 700 pacientes, e identificados 74 casos positivos para câncer de pele, sendo quatro melanomas.