Um movimento nacional dos profissionais da área de enfermagem fez o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina anunciar nesta terça-feira, 20, a suspensão por um dia de consultas, exames e cirurgias eletivas.
O ato de paralisação dos profissionais da enfermagem ocorre após a suspensão no Supremo Tribunal Federal (STF), por tempo indeterminado, da Lei nº 14.314/2022, que criou o piso nacional da enfermagem, até que os poderes Executivo e Legislativo apontem fontes pagadoras das novas despesas.
Um comunicado interno foi divulgado pelo Departamento de Assistência à Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. O documento, que rodou grupos de WhatsApp diz o seguinte:
O Departamento de Assistência à Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, tendo em vista o recebimento do Ofício-Presidência nº. 0104/2022-SINDSAÚDE/SP referente a paralisação do dia 21/09/2022, ficam determinadas as seguintes medidas:
– Suspensão dos exames eletivos (laboratoriais, imagens, endoscopias, entre outros), agendados no dia 21/09/2022.
– Suspensão de consultas agendadas no dia 21/09/2022.
– Suspensão das cirurgias eletivas no HCFMB no dia 21/09/2022.
Contamos com a compreensão de todos.
Atenciosamente, diz a nota interna.
Vale destacar que nos serviços de emergência será mantido o mínimo de profissionais necessários para manutenção do atendimento.
Compartilhe esta notícia