
Todos os procedimentos desta quarta-feira (18) foram cancelados. Muitos pacientes aguardam há anos na fila de espera

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) anunciou o cancelamento de todas as cirurgias eletivas nesta quarta-feira (18) devido à superlotação da unidade. A decisão foi divulgada pelo próprio hospital, que justificou a medida como uma ação de segurança para os pacientes.
A situação crítica da unidade de saúde não é novidade. Há anos, o HC de Botucatu enfrenta problemas estruturais e longas filas de espera, atendendo mais de 70 municípios das regiões da Polo Cuesta e Vale do Jurumirim. A superlotação se agrava devido à alta demanda e à falta de leitos suficientes para comportar o fluxo de pacientes.
Segundo levantamento do Acontece Botucatu, estavam agendados para esta quarta-feira nove procedimentos cirúrgicos entre os que foram convocados. Todos cancelados.
Entre os prejudicados, estão pessoas como o pai de uma leitora do Acontece Botucatu, de 77 anos, que teve a cirurgia cancelada pela segunda vez.
“Ele passou sete horas aguardando um leito e foi mandado embora, assim como várias outras pessoas que estavam lá, muitas vindas de cidades distantes. É um absurdo um hospital desse porte não ter um gerenciamento de leitos de qualidade”, desabafa a leitora. “A pessoa se programa, mudamos muitas coisas em função da cirurgia que não acontece. O impacto psicológico é enorme tanto para o paciente quanto para os familiares. É uma vergonha.”
Entre urgências, emergências, pacientes que já estão internados aguardando cirurgia e eletivas, o HCFMB realiza em média 30 cirurgias/dia.
Compartilhe esta notíciaO HCFMB esclarece que no dia 18 de março de 2025, todas cirurgias eletivas foram suspensas como medida de contingência à superlotação de todo o Complexo HCFMB. Esta decisão foi tomada pela segurança dos pacientes e pela adequação da nossa capacidade hospitalar.
A equipe responsável está programando uma nova data e entrará em contato para agendamento.
Pedimos desculpas pelo desconforto gerado e reiteramos nosso compromisso em prestar um atendimento eficiente e de qualidade aos nossos pacientes, diz nota do HCFMB.