Um projeto do Ambulatório de Planejamento Familiar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) culminou com a compra de 500 unidades de Implanon NXT, método contraceptivo de longa duração mais eficaz atualmente.
Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esse implante hormonal é plástico, em formato de bastão e contém etonogestrel, um hormônio que regula a gravidez e é liberado continuamente em doses pequenas.
O Implanon NXT pode ser utilizado pelo período de até três anos, porém quem desejar poderá retirar a qualquer momento. A inserção é feita com anestesia local, logo abaixo da pele, na parte superior do braço. Em cerca de oito horas os níveis sanguíneos do hormônio já alcançam concentrações suficientes para inibir a ovulação.
Conquista e distribuição
“Quando tivemos acesso a essa emenda parlamentar da Deputada Federal Tabata Amaral, vimos uma oportunidade de fazer a solicitação. Enviamos uma proposta, nosso projeto foi aceito e teremos a oportunidade de disponibilizar o implante subdérmico para pacientes adolescentes”, explica Drª. Flávia Bueloni Dias, médica ginecologista e responsável pelo Ambulatório de Planejamento Familiar do HCFMB.
De acordo com a especialista, o objetivo do trabalho é atingir as adolescentes de até 19 anos, uma vez que a liberação dos recursos provenientes da emenda parlamentar estava condicionada a esta proposta.
Para atingir este público, a equipe do Ambulatório de Planejamento Familiar trabalhará em parceria com o Serviço de Pediatria do Hospital, o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) e as Unidades Básicas de Saúde do Município, que farão o encaminhamento das adolescentes que desejarem inserir o Implanon NXT.
“Faremos um ambulatório direcionado para as adolescentes”, explica Drª. Flávia. A previsão é que a inserção dos dispositivos ocorra a partir do final de abril ou começo do mês de maio.
“A Maternidade do HCFMB também fará uma abordagem com as adolescentes que tiverem bebê com a finalidade de encontrar mulheres que queiram realizar a implantação do método contraceptivo no puerpério.
Vantagens e desvantagens do método
A ginecologista explica que o medicamento é muito pouco contraindicado. “É um contraceptivo reversível de longa ação”, lembra Drª. Flávia. Ainda segundo a médica, o Implanon NXT “é mais eficaz que os métodos definitivos, que são a laqueadura e a vasectomia”.
Em virtude de o dispositivo não possuir estrogênio, o Implanon NXT pode ser inserido em uma grande quantidade de mulheres.
Segundo a responsável pelo Ambulatório de Planejamento Familiar do HCFMB, há uma desvantagem em relação ao método. “Não conseguimos prever o padrão de sangramento que as pacientes terão”, frisa Drª. Flávia.
Os dados apontam que aproximadamente 80% das mulheres que utilizam o Implanon NXT se adaptam bem ao longo de um ano, porém o restante “pode apresentar algum tipo de sangramento que não seja tão desejável”, explica a médica. Nestes casos, há possibilidade de utilizar algum medicamento para resolução do problema ou proceder com a retirada do dispositivo.
Compartilhe esta notícia