HC de Botucatu é oficializado como Hospital Multiplicador no Projeto TeleUTI

Saúde
HC de Botucatu é oficializado como Hospital Multiplicador no Projeto TeleUTI 15 maio 2025

Como hospital multiplicador, a equipe poderá compartilhar conhecimentos, práticas e protocolos com outras unidades hospitalares

 O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), foi oficialmente selecionado como Hospital Multiplicador do Projeto TeleUTI no estado de São Paulo. O anúncio foi feito no dia 6 de maio pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI).

O HCFMB implantou o projeto de TeleUTI em 2024, que conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp). Inicialmente, a TeleUTI vem sendo desenvolvida na UTI Clínica do HCFMB, auxiliando a equipe do Serviço de Clínica Médica na discussão de quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, integrando tecnologia de ponta à medicina intensiva.

Como hospital multiplicador, a equipe poderá compartilhar conhecimentos, práticas e protocolos com outras unidades hospitalares, fortalecendo a rede de apoio remota por meio da Tele UTI. Essa estratégia permite a integração entre hospitais de diferentes regiões, oferecendo suporte técnico especializado, contribuindo para a expansão do atendimento em unidades de terapia intensiva.

“Neste início, estávamos sendo treinados para expandir o projeto a outros hospitais da nossa região. Com a seleção pela SES como hospital multiplicador, agora seremos consultores desses serviços de atendimento crítico, compartilhando demandas, experiências e novas formas de tratamento”, explica a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla.

A escolha do HCFMB destaca-se como uma consolidação na área de saúde digital no estado de São Paulo. A Tele UTI já demonstrou impacto significativo na qualificação do atendimento em UTIs, especialmente em localidades com maior dificuldade de acesso a especialistas. Todo o trabalho também reflete o alinhamento da instituição com os princípios de inovação e da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista.

“Estamos muitos felizes e honrados com esta seleção que, para nós, representa não só um grande reconhecimento institucional para o HCFMB e para a FMB, mas também um novo desafio: sermos protagonistas na construção de uma rede inovadora, que visa transformar o cuidado intensivo em todo o estado. Destaco que o sucesso dessa tarefa se deve ao apoio e confiança da Superintendência e o comprometimento da equipe assistente, formada por professores, médicos, residentes, plantonistas da disciplina de Clínica Médica geral e da equipe multiprofissional da UTI clínica”, finaliza Paula.

Assessoria HCFMB

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento