As equipes médica e de enfermagem não haviam notado o quadro e não realizaram a intervenção de socorro imediato.
*Reportagem atualizada às 12h34 para inserção da nota do Estado
Uma idosa de 62 anos internada na observação do do PS do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu, no interior de São Paulo, é o centro de uma grave denúncia. O caso foi trazido à tona por sua filha, durante participação no programa Acontece no Ar, veiculado pela rádio Cultura FM de Botucatu. Segundo o relato da filha, a situação evidenciaria falhas no atendimento, deixando clara a necessidade de investigação.
O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira, 03, quando, ao chegar ao hospital por volta das 14h, a filha percebeu sinais claros de um possível Acidente Vascular Cerebral (AVC) na idosa, que estava internada para tratamento de úlcera arterial, que levou a infecção no pé.
Diante dos sinais de AVC, a filha realizou um teste na idosa, pedindo para que ela sorrisse e levantasse os braços – e constatou que a paciente apresentava todos os sinais de um AVC. Ao questionar a equipe de enfermagem sobre a situação, a surpresa foi ainda maior: ninguém havia notado o quadro e, portanto, não havia sinal de intervenção imediata.
Além disso, a filha relatou que sua mãe apresentava sinais de bexigoma – uma distensão da bexiga devido à retenção urinária – o que indicaria que ela não estava recebendo a devida atenção médica, uma vez que esse tipo de condição é visível a partir de uma simples verificação. O estado da paciente era tão grave que, ao ser realizado um procedimento, foram retirados 4 litros de urina por meio de uma sonda de alívio, evidenciando que horas de descaso se passaram sem que nenhum profissional notasse a falta de cuidados básicos. Ela ficou com um lado lado do corpo paralisado a com dificuldade na fala, segundo a filha.
O Hospital das Clínicas de Botucatu, que é uma autarquia estadual e atende 69 municípios do interior paulista, tem a responsabilidade de prestar atendimento médico de qualidade a uma vasta população. O episódio trouxe à tona sérias preocupações sobre o atendimento e a supervisão das equipes médicas e de enfermagem.
Diante da gravidade da situação, o portal Acontece Botucatu entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde para que o caso fosse investigado e para esclarecer as medidas que serão tomadas para evitar que episódios como este se repitam. A Secretaria enviou a seguinte resposta:
“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lamenta o ocorrido e informa que uma apuração interna foi aberta para esclarecer toda a assistência prestada à paciente. As condutas descritas não condizem com o compromisso assistencial que o hospital preconiza no atendimento ao paciente e, assim que a apuração for finalizada, todas as medidas cabíveis serão tomadas. O HCFMB reforça que está à disposição da família para qualquer esclarecimento.”
O caso levanta discussões sobre a qualidade do atendimento nos hospitais públicos e o que pode ser feito para garantir que falhas como esta sejam corrigidas e que os pacientes recebam a atenção necessária em situações de emergência.
O Acontece Botucatu continua acompanhando o desdobramento do caso e se compromete a informar a população sobre as ações que serão tomadas em relação à denúncia feita.
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