Grupo Gestar divulga agenda de encontros de gestantes neste segundo semestre

O Grupo de Apoio à Gestante (Gestar) oferecerá seis encontros para gestantes e acompanhantes no segundo semestre de 2018. Os grupos irão abordar assuntos como os direitos de parto, orientações a acompanhantes e tirar dúvidas das futuras mamães.

Os encontros são realizados as quartas-feiras, às 18h30, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores). Podem participar das reuniões gestantes e acompanhantes da rede pública e particular do Município.

Veja o calendário de atividades:

– 26 de setembro: Sou acompanhante e agora? Qual o meu papel, o que preciso saber e fazer?

– 10 de outubro: Desenvolvimento da gestação: as transformações do corpo e do bebê durante os 9 meses

– 24 de outubro: Parto normal ou cesárea? O que é importante saber para escolher?

– 07 de novembro: Mitos e verdades sobre o parto: não ter dilatação, não ter passagem, bebê grande e entre outros.

– 21 de novembro: Como ter um parto humanizado no SUS? Como garantir um parto/nascimento no SUS? É possível!

– 05 de dezembro: Plano de parto: como construir o parto que desejo? O que é possível evitar quanto a intervenções?

Visitas à maternidade

Além dos encontros, a Secretaria de Saúde promove visitas agendadas à Maternidade do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu. As visitas são realizadas quinzenalmente, às terças-feiras, com saída programada às 8h45. A Secretaria providencia o transporte até a maternidade, onde profissionais da saúde apresentam o serviço e fazem orientações à gestante e seu acompanhante.

A duração da visita é de 45 minutos a 1 hora. Um acompanhante poderá estar junto com a gestante, tendo seu lugar assegurado. Poderão participar das visitas todas as gestantes do Município, de serviços públicos ou privados, porém, é necessário o agendamento prévio junto ao Setor de Educação e Comunicação em Saúde (SEDUCS), pelo telefone 3811-1100 – Ramal 27, das 8 às 17 horas.