Gestantes são internadas na recepção da maternidade do HC de Botucatu por falta de leitos

Saúde
Gestantes são internadas na recepção da maternidade do HC de Botucatu por falta de leitos 20 maio 2025

Denúncias apontam superlotação e improviso na maternidade do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB)

Fotos: Acontece Botucatu

O Acontece Botucatu recebeu na manhã desta terça-feira (20) diversas denúncias apontando uma situação crítica na maternidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB): pacientes estão sendo acomodadas em cadeiras na recepção do setor. Isso ocorre devido à superlotação da maternidade, que atualmente tem 38 leitos disponíveis.

Segundo relatos enviados por acompanhantes e pessoas presentes no local, a maternidade opera acima de sua capacidade, resultando em um cenário preocupante. Mulheres esperam o trabalho de parto junto com acompanhantes e visitantes da maternidade na própria recepção, onde foram colocadas cinco cadeiras para internação.

Tem pacientes que foram acomodadas na recepção da maternidade, em cadeiras. Tá um caos aqui, superlotado e ninguém apresenta solução, disse um acompanhante ao Acontece Botucatu.

As denúncias ainda relatam falta de privacidade e desconforto às pacientes e sobrecarga para os profissionais de saúde que atuam no setor.

A redação do Acontece Botucatu entrou em contato com a assessoria de imprensa do HCFMB que enviou uma nota oficial, veja na íntegra, a seguir.

NOTA À IMPRENSA

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que sua Maternidade atua com todos os seus leitos ocupados, com fila de espera para internações. Referência regional para casos de alta complexidade em Obstetrícia, a Maternidade do HCFMB é a principal porta de entrada para atendimentos de urgência e emergência das regiões do Polo Cuesta e Vale do Jurumirim. Medidas internas estão sendo adotadas com prioridade para restabelecer o fluxo regular de atendimentos o mais breve possível, assegurando a continuidade da assistência a todas as pacientes que necessitam do serviço neste momento. Atualmente, todos os 38 leitos disponíveis na enfermaria estão ocupados e há doze pacientes aguardando internação, todas assistidas pela equipe da unidade. É importante destacar que a Maternidade do HCFMB realiza, em média, 165 procedimentos por mês, entre partos, cirurgias e demais procedimentos realizados em centro obstétrico.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento