FMB/Unesp é premiada em Congresso Brasileiro de Educação Médica

Unesp: Dois trabalhos da Instituição foram reconhecidos em evento que reuniu mais de 2000 pessoas

Entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, uma comitiva de alunos e professores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) participou do 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). O evento realizado em Belém, no Pará, teve como tema central: “Educação Médica Transformadora: Compromisso e Responsabilidade Social”.

A programação incluiu mesas redondas, oficinas, conferências e apresentações de trabalhos. Dois projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da FMB foram premiados no Congresso.

Docentes da FMB estiveram à frente de conferências, painéis e mesas redondas abordando temas como: avaliação formativa, mudanças curriculares, mentoria, avaliação 360º, acolhimento de estudantes.

O 57º COBEM contou com dois mil participantes, teve 1400 resumos submetidos, sendo 50 apresentados como temas livres.

– Restruturação Curricular da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) foi o melhor trabalho do 57º COBEM

A MUDANÇA CURRICULAR NA ESCOLA MÉDICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS foi o título do trabalho que apresentou o novo currículo da FMB para educadores e alunos do Brasil reunidos no evento científico.

O melhor tema livre foi apresentado pela pedagoga Renata Maria Zanardo Romanholi, que destacou as diversas potencialidades do currículo em implantação, desde sua construção coletiva, a integração entre professores da FMB e do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), os eixos de formação (biológico, habilidades, integralidade do cuidado, raciocínio científico e optativas), os casos motivadores e o internato de três anos, dentre outros diferenciais.

Como coautores principais da proposta estão os professores Paulo Fortes Villas Boas, Sumaia Inaty Smaira, José Carlos Peraçoli e Jacqueline Teixeira Caramori. “O prêmio está sendo dedicado a todos os envolvidos nessa trajetória das mudanças curriculares da FMB”, lembra a vice-diretora da FMB, professora Jacqueline Teixeira Caramori.

– Engajamento Estudantil recebe destaque pelo “Dia da Avaliação” no Congresso

Guilherme da Silva Machado, Fernando Katsuo Takagi e Gustavo Di Lorenzo Villas Boas, orientados pelas professoras Jacqueline Teixeira Caramori e Eliana Goldfarb Cyrino, receberam o Selo Destaque no 57º COBEM, ao apresentarem a construção da avaliação institucional promovida pela comunidade acadêmica em 2018.

“Os estudantes, ao participarem efetivamente de sua educação, configuram um dos eixos do Engajamento Estudantil, forte indicador de excelência de uma escola de saúde. A construção do instrumento de avaliação teve apoio do Núcleo Docente Estruturante e foram avaliados três eixos: Relação Docente-Discente, Infraestrutura do Curso, Planejamento Educacional, e aberto para Reflexões Finais”, concluiu professora Jacqueline.

O que vem por aí?

A continuidade da estratégia do Dia da Avaliação da FMB, está prevista para o próximo dia 17 de outubro.

Saiba mais sobre o COBEM 2019: http://cobem.com.br/2019/, e sobre engajamento estudantil: https://www.aspire-to-excellence.org/Excellence+in+Student+Engagement+Panel/