Saúde
12 maio 2016

.jpg)
Uma série de ações educacionais, promovidas pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, serão realizadas em todo País, destinadas aos profissionais de saúde e a população brasileira. A semana conta com palestras, distribuição de material impresso e divulgação de informações sobre a tireoide.
Em Botucatu, a iniciativa será marcada por eventos de divulgação, promovidos pela Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da FMB. Tais atividades envolverão a distribuição de panfletos informativos na rua Amando de Barros, academias e ambulatórios de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Palestra
No dia 25 de maio, às 11 horas, a Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da FMB, situada no câmpus de Rubião Jr (ao lado do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências), sediará uma palestra denominada "Mitos e Verdades sobre a Glândula Tireoide". Na ocasião, serão oferecidos esclarecimentos sobre as principais dúvidas das pessoas quanto às doenças da tireoide. Toda comunidade pode participar.
O que é a Tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço que tem forma de borboleta. Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis por uma série de funções no organismo, tais como a regulação do metabolismo, por exemplo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma série de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.
Compartilhe esta notícia