Nos próximos dias 2 e 3 de junho, o Departamento de Dermatologia e Radioterapia e o Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) serão sede da 151ª Jornada Dermatológica Paulista, realizada em comemoração aos 50 anos do Serviço. Teremos workshops no dia 2 de junho (sexta-feira), no período da tarde, à noite abertura e palestras, seguido de jantar festivo na AD (sob adesão) e no sábado, 3 de junho, ocorre a apresentação de casos clínicos ao vivo no bloco 1 dos ambulatórios e posterior discussão dos mesmos no Salão Nobre.
Em 1967, a Dra. Neuza Lima Dillon, a convite do Prof. Campana, foi comissionada (publicado no DO em 8/junho) junto ao Departamento de Clínica Médica, com a missão de estruturar o Serviço e a Disciplina de Dermatologia. O primeiro curso de semiologia se desenvolveu em agosto de 1967. Em 1968 já um grande avanço com Internato em Dermatologia para o 6° ano, Fisiopatologia em Dermatologia para o 5° ano e Semiologia para o 3°ano, sendo rotina que alunos mais graduados participassem como “Auxiliares de Ensino em Dermatologia” para o Curso de Semiologia.
Dra. Neuza possuía visão de futuro além do seu tempo e logo intuiu que dispor de Enfermaria própria, assumir cursos na Graduação e criar a Residência Médica eram vitais para o crescimento. E assim foi: em 1970 a Residência Médica, a primeira do interior do Estado, a responsabilidade por disciplinas no 3°, 4° e 5° ano e Enfermaria, que no seu auge chegou a ter 16 leitos específicos.
Evidentemente que nada foi fácil e até 1978 a Disciplina só contava com a Dra. Marta Habermann como Assistente, Médicos Colaboradores (do Instituto Aimorés de Bauru) e Médicos Residentes. A partir de 1978, a Disciplina adquire organização mais sólida e desde então tem crescido praticamente sem cessar e se consolida hoje como um dos Serviços mais importantes e procurados do País.
Nossa comemoração e nossa alegria tem muito de todos os Departamentos, Serviços e da Administração, pois sempre parceiros e sempre colaboradores. Nossa construção e o que somos tem igualmente muito da dedicação dos Servidores e das gerações de alunos e Residentes, portanto, a eles, o nosso maior agradecimento.
Compartilhe esta notícia