FMB integra evento internacional sobre saúde de precisão realizado na Unesp em Botucatu

Saúde
FMB integra evento internacional sobre saúde de precisão realizado na Unesp em Botucatu 24 julho 2025

Encontro reúne pesquisadores do Brasil e do exterior em atividades científicas e interdisciplinares durante duas semanas

Entre os dias 18 e 30 de julho, o câmpus da Unesp em Botucatu é palco da São Paulo School of Advanced Science on Precision Health: Building Bridges between Veterinary and Human Medicine, evento internacional voltado à formação de excelência em saúde de precisão, com foco na integração entre a medicina humana, veterinária e áreas afins. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Biotecnologia da Unesp (IBTEC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e participação ativa da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp).

A Escola reúne cerca de 120 estudantes de pós-graduação, entre mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, vindos de mais de 20 países e de todas as regiões do Brasil. São 50 alunos brasileiros e 50 estrangeiros, selecionados entre centenas de inscritos. Durante duas semanas, os participantes se dedicam a uma programação imersiva inteiramente em inglês, com palestras, mentorias, mesas-redondas, visitas técnicas e atividades práticas voltadas à solução de problemas reais por meio da ciência colaborativa.

A ESPCA foi estruturada em torno de três eixos principais: ciência, inovação e empreendedorismo. A proposta busca desenvolver competências técnicas e colaborativas, estimulando a criação de redes internacionais de pesquisa. A programação inclui visitas a centros estratégicos como o IBTEC, UNIPEX, Parque Tecnológico, FabLab da FCA, além dos laboratórios do Instituto de Biociências (IBB). O encerramento ocorre no Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com a apresentação dos projetos desenvolvidos em grupo.

Além da FMB, fazem parte da organização as demais unidades da Unesp em Botucatu, Instituto de Biociências (IBB), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), bem como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz-RO) e o próprio Hospital Albert Einstein.

A FMB teve papel central na abertura do evento, sendo responsável pelo cerimonial e contribuindo com docentes em diferentes etapas da programação. Para o professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB/Unesp, a iniciativa reafirma o potencial de integração das unidades do câmpus em torno de uma proposta científica comum. “A parceria entre as quatro unidades de Botucatu, articuladas pelo IBTEC, mostra a potência que temos quando atuamos de forma interdisciplinar. A conexão entre medicina humana, medicina veterinária e outras áreas do conhecimento é essencial para pensarmos uma saúde única e soluções realmente transformadoras”, destaca.

A professora Renee Laufer Amorim, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, da FMVZ/Unesp e coordenadora do laboratório de Oncopatologia Veterinária do IBTEC/Unesp, destaca que a proposta foi construída a partir de um projeto submetido à FAPESP. “É uma conquista para a ciência brasileira. Conseguimos reunir cem alunos, cinquenta do Brasil e cinquenta de outros países, o que não é comum no mundo. Temos aqui uma multidão de jovens da pós-graduação, vindos de diferentes continentes, convivendo durante 15 dias, trocando ideias, culturas e perspectivas científicas. Isso é internacionalização real”, afirma.

O professor Paulo Eduardo Martins Ribolla, coordenador do IBTEC/Unesp, também destacou o caráter multidisciplinar e o potencial de continuidade da Escola: “Esse evento tem a cara do IBTEC, pois reúne pesquisadores de diferentes áreas e instituições em torno de uma proposta conjunta. É um modelo que fortalece o perfil da Unesp como uma universidade inovadora, colaborativa e aberta ao mundo. Esperamos que essa seja a primeira edição de muitas e que o projeto cresça ainda mais nos próximos anos”, conclui.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento