Fiocruz alerta para aumento de doenças respiratórias em crianças com a volta às aulas

Saúde
Fiocruz alerta para aumento de doenças respiratórias em crianças com a volta às aulas 14 fevereiro 2025

A Rede Municipal de Ensino de Botucatu conta com 72 unidades escolares e aproximadamente 16 mil alunos

O Boletim InfoGripe da Fiocruz apontou uma tendência de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes, especialmente na faixa etária de 5 a 14 anos, com o retorno às aulas. Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, essa elevação tem sido observada, em vários estados brasileiros.

O contato mais próximo entre os estudantes em ambientes fechados e com pouca circulação de ar facilita a transmissão de vírus respiratórios. Em Botucatu, onde há aproximadamente 16 mil alunos na rede municipal de ensino, o alerta da Fiocruz reforça a necessidade de cuidados preventivos para evitar a contaminação dos alunos. Especialistas recomendam que crianças com sintomas gripais evitem ir à escola, a fim de reduzir a disseminação dessas doenças.

“A orientação é ficar em casa, em isolamento, recuperando-se da infecção, para evitar transmitir o vírus para outras crianças dentro da escola e, assim, quebrar a cadeia de transmissão desses vírus respiratórios”, explicou Portella. Caso não seja possível manter a criança em casa, o uso de máscara em sala de aula é indicado para reduzir os riscos.

Outra orientação aos pais é procurarem atendimento médico caso seus filhos apresentem sintomas gripais persistentes, garantindo um diagnóstico preciso e evitando complicações.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Nova Loja Facitec
Oferecimento