Milhares de pessoas, das mais diferentes regiões da Cidade, marcaram presença na 12ª edição da Feira de Saúde, realizada na Praça Comendador Emílio Peduti – Bosque, no período compreendido entre 9 as 16 horas. A iniciativa do evento foi do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS), Conselho das Ligas Acadêmicas (Conligac) e Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AACHSA) e parceria com a Prefeitura de Botucatu, Faculdade de Medicina/Unesp (FMB), Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso – ABAH e Centro de Hipertensão Arterial.
Durante todo dia foram oferecidos ? população serviços e orientações de prevenção a doenças, com participarão de 15 ligas multiprofissionais de diferentes especialidades, coordenadas pelos acadêmicos da FM e outras entidades. A Feira faz parte do calendário de eventos do município e todas as atividades foram gratuitas ? população.
O objetivo principal foi o de oferecer maior integração entre universidade e comunidade, abordando também temas relacionados a diversos aspectos para a promoção da saúde e qualidade de vida. Em vários estandes, os interessados puderam receber informações importantes sobre câncer, prevenção ? s DSTs- Doenças Sexualmente Transmissíveis-, saúde bucal, obesidade, entre outros temas.
Diferentes tipos de exames, além de aferição de pressão arterial, também fizeram parte do evento. O objetivo principal foi promover um espaço de aprendizado prático aos alunos, permitindo troca de experiências e desenvolvimento de atividades acadêmicas junto ? comunidade, ressalta Natanael Adiwardana, coordenador do CAPS e um dos responsáveis pela organização da Feira.
{n}Fotos: David Devidé