Farelo de arroz é benéfico para o coração, aponta estudo da FMB/Unesp

Unesp: Projeto foi laureado como melhor trabalho científico apresentando no XXVI Simpósio de Nutrição

Unesp FMB

“Os resultados mostram que o farelo de arroz previne o acúmulo de gordura corporal, o aumento de triglicérides plasmáticos e a disfunção cardíaca em ratos”. A frase é de Jéssica Leite Garcia, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) e revela a conclusão de um projeto científico premiado no 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, evento científico realizado entre os dias 20 e 22 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A conclusão da pesquisa é fruto de ação conjunta entre diferentes instituições de ensino superior. Assinam o trabalho: Jéssica Leite Garcia, Fabiane Valentini Francisqueti, Mariane Róvero Costa, Camila Renata Corrêa (Programa de Pós-Graduação em Patologia); Carol Cristina Vágula de Almeida Silva, Artur Junio Togneri Ferron (Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica da FMB); Cristina Schmitt Gregolin (Programa de Pós-Graduação em Ciências em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso); Igor Otávio Minatel (Departamento de Química e Bioquímica – IBB e Centro Universitário Sudoeste Paulista, UniFSP) e Dijon Henrique Salomé de Campos (Unidade de Pesquisa Experimental).

O trabalho denominado “Consumo de Farelo de Arroz Previne Disfunção Cardíaca Associada à Obesidade” teve a finalidade de avaliar o efeito preventivo do farelo de arroz na disfunção cardíaca associada à obesidade. De acordo com Jéssica, “a casca do arroz integral, quando retirada origina o farelo de arroz, componente do grão em que se concentram esses compostos de ação benéfica. No processo para se obter o arroz branco, o grão é polido e a casca geralmente descartada”.

O projeto foi laureado como melhor trabalho científico apresentando no XXVI Simpósio de Nutrição – evento ocorrido simultaneamente com o 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.