A pequena Júlia, que mora em Botucatu, tem apenas 4 aninhos, mas vai precisar enfrentar um grande desafio nos próximos dias. No começo do mês de dezembro, ela foi diagnostica com um tumor no cérebro e para que os médicos descubram se é um tumor benigno ou maligno é preciso realizar uma cirurgia que se chama craniotomia, para a biópsia do material. Ela está internada no Hospital das Clínicas de Botucatu desde o dia 6.
Para piorar a situação ela sofre de asma, o que deixa o procedimento ainda mais complexo. “Tentaram fazer a cirurgia na semana passada, só que a Juju piorou no centro cirúrgico por ter asma. Ela parou de ventilar bem e o médico não conseguiu fazer o procedimento”, disse ao Acontece, a tia da criança, Fernanda Viana.
Uma nova tentativa foi marcada para esta terça-feira, 20, mas a família teme que a cirurgia seja cancelada por falta de sangue. “Os médicos já disseram que para fazer essa cirurgia ela precisa de sangue. O problema é que o hemocentro está com estoque baixo e ela é O+, mais tem um fenótipo diferente e a estimativa é que a cada 300 doadores mais ou menos 1 só é compatível”, explicou a tia.
“Por favor, quem puder doar sangue o faça em nome de Júlia Beatriz Viana Messias. Ela precisa passar por esse procedimento com urgência. É um pequeno gesto, mas que vai ajudar muito a nossa família. Desde já, muito obrigado”, finalizou Fernanda.
Doações no hemocentro
O horário de atendimento do Hemocentro do HCFMB é:
Segunda a Sexta – 8 às 16h30
Sábado – das 7 às 12h30
Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.
A doação de plaquetas pode ser feita no mesmo procedimento, e beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e a cirurgias cardíacas; as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas.
Em caso de dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu pelo número (14) 3811-6234, ramal 240.
Compartilhe esta notícia