Exames genéticos e seus benefícios em relação ao Câncer de Mama

Por Larissa Barbosa de Lima

Imagem internet

O novo estilo de vida adotado pela sociedade brasileira, acompanhado dos avanços da tecnologia e globalização, aumentou a exposição à morbidade do câncer, doença de grande impacto no mundo contemporâneo. Em 2016 a estimativa de casos novos de câncer acometendo a população feminina foi por volta de 206 mil, destacando-se o câncer de mama, com expectativa de 57.960 casos novos1.

Diante destes dados, o mês do Outubro Rosa vem para ressaltar a importância do autocuidado, conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, que é uma doença complexa e de origem multifatorial, tendo como fatores de risco conhecidos: idade, história reprodutiva, estilo de vida e hereditariedade.

Embora o câncer hereditário represente apenas 5 a 10% dos casos de câncer, sabe-se que para os casos de câncer de mama a história familiar está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento desse tipo de câncer, e cerca de 30% das mulheres jovens que desenvolveram estes tumores tendem a apresentar um padrão genético de predisposição para a doença.

Os principais genes associados com câncer de mama e ovários hereditários são os genes BRCA1 e BRCA2. Porém existem outros genes que também podem predispor ao desenvolvimento destes e outros tipos de tumores, como sarcomas, câncer de pâncreas e colorretal, por exemplo.

Baseado no histórico pessoal e familiar de cada paciente, o médico avaliará com maiores detalhes se os genes mais indicados para o caso são apenas BRCA1 e BRCA2, ou se é necessário realizar uma investigação mais ampliada.

Tais testes genéticos vêm adquirindo maior espaço, em virtude das opções preventivas disponíveis aos portadores de mutação e do potencial da medicina genômica no que diz respeito ao estudo de terapias inovadoras e personalizadas para o câncer.

Devido à alta incidência de casos de câncer de mama no país, e sabendo-se que os testes genéticos podem trazer benefícios clínicos a mulheres do grupo de alto risco, o laboratório Genotyping localizado em Botucatu se propõe a tornar estes exames mais acessíveis, oferecendo as mais precisas e modernas técnicas de análise, além de contar com uma equipe técnica e científica especializada.

Saiba mais em: www.genotyping.com.br

Genotyping Diagnósticos Genéticos

Endereço: Avenida Deputado Dante Delmanto, 1649 – Vila Paulista, Botucatu/SP

Telefones: (14) 3813-5094 e (11) 96347-1150

REFERÊNCIAS:

Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2016: Incidência de Câncer no Brasil. [Internet] Rio de Janeiro: INCA. 2015.

Disponível em:

http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/estimativa-2016-v11.pdf