O Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) passou, dias 7, 8 e 9 de dezembro, por uma avaliação que deverá credenciá-la como um curso de excelência internacional. Uma delegação da AUIP (Associação Universitária Iberoamericana de Postgrado) esteve na FMB para realizar uma detalhada checagem da estrutura do programa e disse ter ficado impressionada com a qualidade dos docentes e motivação dos alunos.
O curso da FMB, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, do Instituto de Biociências da Unesp – Câmpus Rio Claro, são os únicos da Universidade que se inscreveram para passar pelo crivo da AUIP. Antes de receber a visita dos avaliadores é preciso atender a uma série de pré-requisitos, o que seleciona rigidamente os candidatos. Todo o processo tem apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp.
Os professores Fernando Larrea Coelho, Álvaro Zapilo Gowi e Helena Garcia Sanches, da organização internacional que credencia os programas, organizaram extensa programação em Botucatu. As atividades incluíram entrevistas com funcionários administrativos, alunos, docentes e estudantes egressos; coleta de informações sobre as disciplinas do Programa, linhas de pesquisa, publicações e formas de captação de recursos; além de visitas aos laboratórios experimentais e enfermarias. O parecer final será redigido em forma de documento.
Eles ficaram bastante interessados na interação que nosso Programa oferece entre as áreas clínicas e experimental, com a assistência associada ? s pesquisas, afirma professora Iracema de Mattos Paranhos Calderon, que integra o corpo docente da Pós-Graduação em Obstetrícia, Ginecologia e Mastologia da FMB.
{n}A avaliação{/n}
Ao final do último dia de entrevistas, a delegação da AUIP adiantou quais foram suas impressões sobre o Programa. É um curso bem estruturado e organizado, que oferece uma formação adequada aos profissionais matriculados nessa Pós-Graduação, frisou Fernando Larrea Coelho.
O grupo também elencou alguns pontos fortes da Pós da FMB, que são: facilidades técnicas para a realização de pesquisas; a qualidade do corpo docente e o fato de o exame de seleção para ingresso no Programa realizar uma triagem natural admitindo somente os melhores alunos.
Também observamos uma motivação muito grande dos estudantes para realizar e concluir o curso, apoiados em um corpo docente preparado e heterogêneo. Os egressos se mostraram satisfeitos com a formação que tiveram e garantem sentir grande impacto para sua atividade profissional, seja clínica, na pesquisa ou docência, acrescentou Coelho. Outra potencialidade apontada pelos avaliadores foi o que eles classificaram como convivência harmônica entre professores e alunos.
Fonte:
Assessoria de Comunicação e Imprensa