Equipes de combate à dengue enfrentam a recusa de moradores em Botucatu

Cidade
Equipes de combate à dengue enfrentam a recusa de moradores em Botucatu 27 janeiro 2024

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, 18% dos moradores não permitem as visitas residenciais, prejudicando o combate aos focos de dengue.

Desde o começo do ano a Prefeitura de Botucatu tem ampliado seus esforços para combater e frear a transmissão da dengue no Município. A Cidade já acumula 527 casos da doença, contra 6 registrados durante todo o mês de janeiro do 2023, um aumento expressivo.

 Para frear a transmissão, a Prefeitura tem unido forças e ampliado as ações de controle. Diariamente, cerca de 100 servidores entre agentes da Vigilância Ambiental em Saúde e Zeladoria, tem percorrido bairros com casos da doença em busca de criadouros do mosquito. Também tem sido realizadas ações de nebulização para eliminar mosquitos que possam estar contaminados com a dengue.

 Porém, apesar de todo o trabalho, a população não tem feito a sua parte!

 De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, cerca de 18% dos moradores tem recusado o serviço de nebulização.

 “Inclusive temos casas onde tem pacientes com dengue e que não deixam nossas equipes entrarem para nebulizar e isso tem prejudicado muito nosso trabalho. A nebulização é uma estratégia essencial para eliminar mosquitos que estão na fase a adulta e aptos a picarem. Se não temos uma ação efetiva, não conseguimos ter sucesso no combate a dengue”, destacou Valdinei Silva, Coordenador de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

 A população é essencial no combate a dengue, primeiro vistoriando seu quintal, eliminando criadouros do mosquito e permitindo as ações de combate por parte dos agentes da Prefeitura.

Veja também

Botucatu decreta estado de emergência com explosão de casos de dengue
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Fim de ano Caio
Oferecimento