Em nova estrutura, CEPRAN do IB da Unesp de Botucatu ampliará atendimentos

Saúde
Em nova estrutura, CEPRAN do IB da Unesp de Botucatu ampliará atendimentos 28 janeiro 2021

Local ainda abrigará Centro de Transtornos Alimentares com tratamento multidisciplinar

O Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (CEPRAN), do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), deve ganhar, em breve, novas e modernas instalações. O serviço utilizará toda a área do antigo bloco 3 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, área que foi devolvida ao IBB em 2019.

Para a reforma e adequação do local, foram conquistados R$ 300 mil por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Cury.  O processo para a liberação do recurso encontra-se em trâmite na Secretaria Estadual da Saúde (SES), com parecer favorável da Diretoria Regional de Saúde (DRS-6) de Bauru.

A nova estrutura, mais ampla, permitirá aumentar o número de consultas oferecidas aos pacientes que buscam atendimento e também será possível envolver mais alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, médicos residentes e profissionais da área da saúde.

De acordo com a professora Luiza Cristina Godim Domingues Dias, uma das responsáveis pelo Cepran, o atual espaço onde funciona o Centro não é mais suficiente para atender a demanda, tanto de alunos como de pacientes que procuram pelos serviços oferecidos. “Por isso, o Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação solicitou a Diretoria do IBB uma área maior”, reforça.

Centro de Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência permitirá o tratamento multiprofissional de pacientes

Outro importante serviço de ensino e extensão que deve ser implantado pelo IBB/Unesp será o Centro de Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência. Atualmente, já são atendidas no Cepran, crianças e adolescentes portadores de transtornos alimentares. No entanto, com a criação deste Centro, serão agregados ao grupo profissionais de outras áreas da saúde, como: médico psiquiatra, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas, o que permitirá o tratamento multiprofissional destes pacientes

“Desta forma, poderão ser acolhidos, tratados e acompanhados crianças e jovens portadores de obesidade, anorexia, bulimia, compulsão alimentar,entre outros transtornos. Cabe lembrar que no Estado de São Paulo, na cidade de São Paulo, existe apenas 1Centro de referência para o tratamento multiprofissional e interprofissional destas enfermidades e, nosso objetivo, para o futuro próximo, é nos tornarmos referência  no tratamento dos TA no interior do Estado de São Paulo”, afirma a professora Luiza.

Para viabilizar este projeto, foi solicitada uma verba junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), no valor deR$ 300 mil. O recurso também foi obtido por meio de projeto encaminhado ao Condeca pela professora Luiza, atendendo a um edital lançado em 2019. A conquista teve a interlocução do deputado estadual Fernando Cury, presidente do CONDECA.

“Parte desta verba será para a contratação de profissionais e pagamento de bolsas a estagiários que contribuirão com a implantação do Centro de TA. Futuramente, pretende-se credenciar o os seus serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que contribuirá com a permanência, aperfeiçoamento e ampliação das ações em saúde, alimentação e nutrição, ofertados pelo CEPRAN à comunidade de usuários de Botucatu e cidades da região.  Cabe dizer que o Centro de TA, funcionará na área física nova junto com o CEPRAN”, acrescenta a professora Luiza.

O projeto já está aprovado pelo CONDECA e sua destinação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O dinheiro será repassado à Fundação do Instituto de Biociências (Fundibio) que gerenciará o recurso.

Sobre o CEPRAN

O Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (CEPRAN) é um espaço didático criado para atender as atividades de atenção à alimentação e nutrição e assim aprimorar a formação do estudante de Nutrição e também de estudantes de áreas da saúde correlatas. Além disso, o CEPRAN, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e assistência à comunidade, permite a inserção social da universidade a partir da prática acadêmica contextualizada na realidade local e regional.

Para saber mais, acesse: https://www.ibb.unesp.br/#!/ensino/departamentos/educacao/centros/cepran/

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento