Rodrigo Garcia (Vice-Governador) e Samuel Moreira (Deputado Federal) abordaram o assunto durante vista a cidade (veja entrevista em vídeo abaixo)
Botucatu terá de volta sua Regional de Saúde. Pelo menos foi essa a afirmação do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que participou nesta sexta-feira, 18, de uma conferência que discute alterações na Microrregião de Botucatu.
Em entrevista coletiva, Rodrigo Garcia foi perguntado pelo Acontece Botucatu se a recriação da Regional de Saúde estava inserida na pauta. Esta é uma reivindicação antiga de todos os municípios da região.
“Botucatu tem um centro de excelência de atendimento à saúde da região, suportado pelo Hospital das Clínicas pela Unesp, discutimos inclusive a importância de nós mantermos todos os equipamentos funcionando neste momento da pandemia, para que a população que precisa ser atendida tenha atendimento à saúde. Mas também discutindo o futuro, e Botucatu terá cada vez mais um papel importante na assistência à saúde em toda a região e estamos discutindo a ampliação de equipamentos do complexo da Unesp”, disse Garcia.
Em conversa com o Acontece Botucatu, o Deputado Federal Samuel Moreira foi mais objetivo na questão. Ele afirmou que essa é a grande pauta desse encontro de Prefeitos da região.
“É a principal pauta, inclusive de toda a regionalização, dentro de da excelência na saúde, Botucatu sempre foi também centro regional da indústria. Então nada mais justo do que voltar a ter a DRS”, afirmou o deputado.
Samuel Moreira disse ainda que essa é uma pauta para ser resolvida em 2021. “Isso pode transcorrer um pouco mais de tempo, mas é uma pauta para se resolver até o final do ano”, finalizou o parlamentar.
Hoje Botucatu faz parte da DR-6, a regional de Bauru. Em dezembro de 2018 foi decretado pelo então Governador Márcio França a volta da Regional de Saúde para Botucatu.
O decreto número 63. 906 criava na verdade a DRS XVIII, Departamento Regional de Saúde de Botucatu. A criação, porém, não se efetivou.
Botucatu perdeu em 2007 o comando da Regional de Saúde, na época chamada de DIR XI. A cidade era governada por Mário Ielo, então no PT. O governador do estado era José Serra.
Compartilhe esta notícia