A Vigilância Ambiental em Saúde deu mais um importante passo no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti em Botucatu. Por meio do serviço de Patrulhamento Aéreo com o drone da Guarda Civil Municipal, a VAS vistoriou três imóveis na Região Leste, os quais recebiam denúncias de vizinhos ou recusa da visita por parte do morador.
O primeiro imóvel vistoriado foi uma casa no Jardim Dona Nicota de Barros, onde havia a suspeita de haver uma caixa d’água sem tampa. Por meio das imagens áreas, foi constatado que o recipiente estava devidamente fechado.
Os outros dois casos foram registrados no Bairro Alto. Em uma edificação parcialmente demolida havia um vaso sanitário e uma caixa de descarga acumulando água. No outro imóvel havia a reclamação dos vizinhos e o morador recursou a visita dos agentes. Neste caso, o drone constatou a existência de uma piscina.
“A partir dessas imagens do drone, nós solicitamos junto à Secretaria de Negócios Jurídicos, um mandado judicial para entrarmos nestes imóveis e eliminar os criadouros dos mosquitos. O uso deste equipamento está sendo muito positivo, porque estamos tendo acesso a locais que nossos agentes não chegavam. Este é um avanço no combate ao Aedes”, afirmou Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
Locais com possíveis criadouros do mosquito podem ser denunciados por meio do Balcão da Cidadania, no prédio da Prefeitura, ou por meio da Ouvidoria Municipal (0800-773-3090 – ligação gratuita). Os agentes irão vistoriar o imóvel e caso haja recusa do morador ou dificuldade de acesso, o drone será utilizado.
Serviço:
Vigilância Ambiental em Saúde
Telefones (14) 3813-5055 / 150 / 199 aos finais de semana e feriados
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – das 7 horas às 16h30