Dois transplantes são realizados no HC de Botucatu após múltipla capitação de órgãos

Saúde
Dois transplantes são realizados no HC de Botucatu após múltipla capitação de órgãos 30 setembro 2020

Ação ocorreu nesta terça-feira em Botucatu

Divulgação HCFMB

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o Setembro Verde, mês de conscientização da importância da doação de órgãos, foi encerrado com chave de ouro. Na tarde de ontem, 29, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital viabilizou uma captação de múltiplos órgãos no Hospital de Base de Bauru (HBB).

Coração, fígado, rins e córneas de um mesmo doador foram captados pela OPO. Com o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar, médicos do Serviço de Transplante Cardíaco pousaram no HCFMB com o coração por volta das 12h, dirigindo-se imediatamente ao Centro Cirúrgico. O paciente, que recebeu um novo órgão no dia em que foi comemorado o Dia Mundial do Coração, está estável, sob cuidados. Este foi o vigésimo transplante realizado pela equipe.

O Programa de Transplante Renal do HCFMB, maior centro transplantador do interior do Estado, também realizou um transplante de rim, captado do mesmo doador. O paciente também está estável e sob cuidados. Os outros órgãos foram destinados conforme a lista nacional de transplantes.

 

A Campanha Setembro Verde é realizada nacionalmente todos os anos. A iniciativa é promovida em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, lembrado em 27 de setembro. O objetivo é informar e esclarecer a população para a tomada de decisão em se tornar doadora de órgãos e tecidos.

A vida merece continuar. Para ser um doador, avise seus familiares e sua família sobre o seu desejo.

Doe órgãos, salve vidas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento