Docentes da Pediatria da FMB/Unesp preparam lançamento de livros

Saúde
Docentes da Pediatria da FMB/Unesp preparam lançamento de livros 08 setembro 2024

José Roberto Fioretto e Joelma Gonçalves Martin lançam novas obras na área de UTI e em emergências pediátricas

O meio acadêmico e os profissionais da medicina, em especial aqueles que atuam , aguardam com grande expectativa o lançamento de mais duas obras importantes para a literatura médica, editadas por docentes do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP).

No dia 12 de setembro, às 17h30, na loja New Móveis Planejados (Avenida Vital Brazil, 872), acontecerá o pré-lançamento dos livros “UTI Pediátrica 3a edição” e “US Point-of-Care em Pediatria – Do Pronto Socorro à UTI”. A sessão de autógrafos deverá reunir médicos, docentes, residentes, discentes e interessados nos temas.

“UTI Pediátrica” chega à terceira edição, trazendo muitas novidades, mas mantendo seu objetivo primordial de servir como excelente instrumento de consulta em situações nas quais o tempo é fator decisivo entre o sucesso ou o fracasso do atendimento.

Indispensável aos profissionais de saúde que atuam nas áreas de medicina intensiva e emergências pediátricas, esta nova edição, além das atualizações com base nos mais recentes consensos e diretrizes, ganhou novos capítulos, como: oxigenoterapia de alto fluxo; gerenciamento da liberação da ventilação mecânica; ultrassonografia básica; doenças cerebrovasculares; choque cardiogênico; Covid crítica; bronquiolite viral aguda; obstrução de vias respiratórias altas e cálculo de infusão intravenosa de medicamentos.

O trabalho é coordenado e tem como editor principal o professor José Roberto Fioretto. Assinam como editores os professores Rossano César Bonatto, Joelma Gonçalves Martin, Fábio Joly Campos – todos da FMB -, além do professor Mário Ferreira Carpi, coordenador regional da Linha de Cuidados Pediátricos da Rede de Saúde Integrada (DASA), de Brasília.

“É um livro bem prático. O próprio formato, em espiral desde a segunda edição, é para torná-lo uma obra de bolso, para consulta básica e se livrar de apuros. Na hora do perrengue, durante o plantão, poder consultá-lo”, comenta Fioretto.

Elaborado pela equipe da disciplina de Medicina Intensiva e Emergências Pediátricas da FMB, com a colaboração de alguns dos mais renomados profissionais da medicina intensiva pediátrica do Brasil e de todos os residentes de UTI Pediátrica de primeiro e segundo anos, a obra tornou-se referência em edições anteriores e colecionou recordes de venda.

“Nas duas edições anteriores o livro esgotou. Nesta nova edição, atualizamos todos os capítulos e trouxemos informações novas, atendendo uma série de sugestões. Temos, por exemplo, um capítulo específico sobre uso de medicações, onde os profissionais encontram dicas para o cálculo e prescrição de diversos medicamentos. É um livro voltado, em primeira linha, para intensivistas pediátricos, mas é útil para todos os pediatras que trabalham em emergência, pronto socorro pediátrico, em UTI, para cirurgiões pediátricos e para não pediatras que atendem crianças”, reforça.

Também editora da obra, a professora Joelma Martin destaca que a disponibilidade desse tipo de material voltado para os mais diversos cenários faz toda diferença. “Isso vai para áreas remotas do Brasil, para a bolsa dos colegas que fazem plantões. Bom poder contar com um manual com um conteúdo robusto e importante, que na hora da emergência ajuda a resolver. É motivo de satisfação saber que uma obra desse porte leva o nome do Departamento de Pediatria e da Faculdade de Medicina de Botucatu. E nosso nome reverbera no cenário nacional”.

Com selo da editora Guanabara Koogan, a terceira edição de “UTI Pediátrica” conta com total de 512 páginas. O lançamento oficial ocorrerá no XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, a ser realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, em São Paulo.

Mais novidade

“US Point-of-Care em Pediatria – Do Pronto Socorro à UTI” é o primeiro volume da Série: Temas Pontuais de Ultrassom em Emergência – da Criança ao Adulto. A série e seus respectivos volumes também têm sua origem autoral no Departamento de Pediatria da FMB. A professora Joelma Gonçalves Martin é a editora da série/volume e os professores José Roberto Fioretto, Fábio Joly Campos e Haroldo Teófilo de Carvalho são editores no volume de lançamento.

Contando com 19 colaboradores, a obra apresenta 14 capítulos, em 144 páginas e leva o selo da Editora Atheneu. Seu público-alvo é formado por pediatras, pediatras socorristas, pediatras intensivistas e especialistas em ultrassom. O livro apresenta em detalhes bases teórico-conceituais; aplicações clínicas (ultrassom pulmonar, cardíaco, transcraniano, abdominal); condições especiais como parada cardiorrespiratória; procedimentos guiados por ultrassom, como acesso venoso central e periférico, toracocentese, paracentese, pericardiocentese.

A proposta de escrever um livro que abordasse aspectos e situações fundamentais relacionados a utilização do ultrassom como exame complementar no atendimento aos pacientes desde o pronto Socorro até a UTI surgiu de conversas entre os docentes da FMB e representantes da editora, que identificaram uma demanda crescente por uma obra robusta voltada para esse tema.

“Ultrassonografia é um assunto mais novo na medicina e que tem crescido muito porque vem como uma complementação do exame médico, do qual faz parte a anamnese, você colocar a mão, examinar o paciente. O ultrassom vem mostrar nuances do exame físico que a mão não consegue alcançar. Hoje temos utilizado muito como adjuvante, seja em emergências, seja em UTI. Não se trata de um livro texto denso. É um manual prático, para que emergencistas, intensivistas e socorristas possam utilizá-lo em momentos da emergência mesmo”, explica Joelma.

A proposta da editora é transformar a publicação em uma série. “Somos instrutores de curso de ultrassonografia e sabíamos que essa era uma demanda crescente. A editora nos procurou sugerindo montar uma série. A ideia é avançar com outros aspectos que envolvem a ultrassonografia, com uma particularização dos sistemas, por exemplo, gastrointestinal, pulmonar, cardiológico”, anuncia a editora-chefe.

A docente faz questão de ressaltar que esse livro é resultado do trabalho não apenas de profissionais ligados ao Departamento de Pediatria, mas de outras áreas. A maioria dos capítulos é escrita por colaboradores ligados à FMB, mas também há participação de representantes do Instituto da Criança da USP e de um intensivista da UNICAMP. “Temos docentes e médicos do Departamento de Neurologia, Clínica Médica, dentro da pediatria, intensivistas, emergencistas e neonatologistas. É uma obra construída a muitas mãos. Reunimos um conteúdo robusto de cada área em que a pessoa tem expertise”.

Inovação

“US Point-of-Care em Pediatria – Do Pronto Socorro à UTI” também deve mexer com o mercado da literatura médica por trazer uma grande novidade: os capítulos apresentam QR-Code, que permite ao leitor a visualização das imagens em seus mínimos detalhes. “É um diferencial único. Não há nenhuma outra obra de ultrassonografia no Brasil assim. Quando a editora nos chamou disse que precisávamos fazer algo novo. Foi sugerido que cada autor fizesse as imagens para o seu capítulo, as salvassem em vídeo para elaboração do QR-Code. Você põe o celular e vê a imagem. Até já dei aula com capítulo do livro. É fantástico”, comenta Fioretto. O lançamento oficial de “US Point-of-Care em Pediatria – Do Pronto Socorro à UTI” ocorrerá no IX Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica, programado para o período de 24 a 29 de setembro, em Campo Grande (MS).

Fonte: assessoria FMB/Unesp

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento