Na próxima segunda-feira (8 de abril) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre a doença, considerada a segunda causa de morte no Brasil e atinge cerca de 704 mil pessoas por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Só no ano passado, o Hospital Amaral Carvalho atendeu 79.691 pacientes de mais de 960 municípios do país. A unidade, reconhecida como maior centro transplantador de medula óssea do Brasil, realizou mais de 13 mil atendimentos nesse importante setor da oncologia de alta complexidade, número mais alto quando comparado aos últimos cinco anos. Destes, 79% foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes vieram de mais de 500 cidades brasileiras. Em 2023, foram 230 transplantes realizados, totalizando 4.251 procedimentos desde o início do serviço, em 1996.
Segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do HAC, o hospital segue a estimativa nacional, registrando maior incidência dos tumores de pele não melanoma. De 2020 a 2021, por exemplo, foi observado aumento de 28,6%. Seguem em aumento os casos de câncer de mama (+19,8%), colo do útero (18,5%), próstata (21%) e colorretal (24,2%).
“Estamos falando de tumores cujo desenvolvimento está relacionado com hábitos de vida. Por isso, é importante em datas como essa ressaltar que é possível prevenir muitos tipos de câncer, mantendo um estilo de vida saudável e destacar a necessidade de visitar frequentemente um serviço médico para acompanhamento da saúde”, ressalta a médica oncologista Patrícia Beato. “Hoje em dia, há muitas linhas de tratamento bastante eficazes e que proporcionam qualidade de vida ao paciente. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso, sem muitos impactos na rotina do paciente”, finaliza.
O Hospital Amaral Carvalho é referência nacional no atendimento oncohematológico e em transplante de medula óssea. A Instituição, centenária, atende pacientes do SUS e particular de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Compartilhe esta notícia