Descubra como o termogênico ajuda na sua saúde e como usá-lo com segurança

Saúde
Descubra como o termogênico ajuda na sua saúde e como usá-lo com segurança 10 junho 2022

Entenda como funcionam os termogênicos, como o suplemento ajuda na sua saúde, qual é o melhor termogênico e sua ação no organismo!

Hoje em dia, existem muitos suplementos para nos ajudar a cuidar melhor da saúde, a emagrecer ou manter o peso, e muitos outros objetivos que envolvem o autocuidado. Um desses suplementos é o termogênico, ideal para queima de gordura e para aumentar o funcionamento do seu metabolismo. Contudo, nem sempre é fácil saber qual é o melhor termogênico e como ele ajuda na sua saúde, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos as principais informações sobre esse suplemento, e como usá-lo com segurança para usufruir dos seus benefícios, confira:

Como o termogênico ajuda na saúde?

Muito se fala na ação dos termogênicos no nosso organismo. Mas, você sabia que quando usado da forma correta, aliado a uma alimentação balanceada e atividade física, os termogênicos ajudam e muito na nossa saúde, principalmente para quem é fisicamente ativo.

Quando precisamos de energia extra e que o metabolismo trabalhe mais rápido para perder peso, temos diversas substâncias a recorrer, como a cafeína, capsaicina – que traz o sabor picante a pimenta e outros. Contudo, é mais fácil potencializar o efeito de todas elas consumindo em apenas uma cápsula, não é mesmo? É assim que funciona o termogênico!

Esse suplemento ajuda na saúde de diversas formas, como por exemplo:

  • Facilita a queima de gordura 

Para emagrecer de forma eficiente, a primeira preocupação deve ser com a perda de gordura. Esse objetivo só é cumprido quando o metabolismo está acelerado, papel que o termogênico cumpre com maestria. O suplemento ajuda a aumentar o gasto calórico do corpo e o funcionamento do seu metabolismo, potencializando os resultados de uma alimentação balanceada e exercícios físicos

  • Melhora o seu desempenho físico

Estar em dia com o seu desempenho físico é uma das melhores formas de fazer o seu treino render. A principal responsável por essa ação no suplemento termogênico é a cafeína, que age direto no sistema nervoso central e ajuda você a treinar com mais intensidade e fôlego. 

Além disso, o suplemento termogênico conta com antioxidantes, presente em diversas substâncias, como a cafeína e capsaicina, que otimizam a recuperação dos seus músculos e corpo para os próximos treinos.

  • Auxilia no processo de emagrecimento

Junto a todos esses benefícios e gerando a produção de calor corporal, o suplemento termogênico ajuda no processo de emagrecimento. Claro, desde que o seu uso esteja associado aos exercícios físicos e alimentação saudável. Alguns nutrientes presentes no suplemento contam, também, com a propriedade diurética, eliminando a retenção de líquidos. 

Mas, afinal, o que é termogênico?

Mesmo sabendo que o suplemento tem diversos benefícios à nossa saúde, nem sempre sabemos qual é o conceito ou formulação, não é mesmo? O termogênico é um suplemento focado em acelerar o seu metabolismo, gerar energia e queima de gordura, com função de trazer mais disposição por meio dos seus componentes, que podem ser a cafeína, sinefrina, capsaicina e outros nutrientes. O melhor termogênico é o que usa esses ingredientes como base e outros mais, desde que sejam liberados pela Anvisa.

Como o termogênico age no nosso organismo?

Depois de entender quais são os benefícios do termogênico para a nossa saúde, é normal ficarmos em dúvida sobre como esse suplemento age no nosso organismo. De forma resumida, os termogênicos aumentam a nossa temperatura corporal e também os batimentos cardíacos, o que traz mais energia e disposição para os exercícios físicos.

Dessa forma, o sangue circula melhor e com maior velocidade pelo seu organismo, dilatando as veias e trazendo mais agilidade. Sendo assim, você aumenta o seu gasto calórico com essa ação, e fica mais alerta e enérgico para os exercícios físicos.

Existem alimentos com ação termogênica?

Para potencializar os resultados do suplemento, podemos usar, também, alimentos que tenham ação termogênica. Eles são ideais para manter o seu metabolismo funcionando da forma correta, e além disso, oferecem outros benefícios para a saúde. Alguns desses alimentos ou bebidas são, por exemplo:

  • Chá verde

O chá verde é um dos chás mais conhecidos, ideal para quem quer acabar com a retenção de líquidos e precisa de uma ajudinha para emagrecer. Além disso, a bebida ajuda a melhorar a sua digestão e tem propriedades antioxidantes, que evitam a ação dos radicais livres. O chá verde é considerado um termogênico, já que combina, em sua composição, a cafeína e a catequina, dois componentes que trazem mais energia ao seu dia a dia.

  • Pimenta preta

A pimenta preta é considerada uma iguaria culinária, que também ajuda na digestão e tem diversos componentes bioativos que ajudam a acelerar o seu metabolismo, assim como os termogênicos. A substância responsável por esse efeito se chama piperina e é encontrada em diversos tipos de pimentas.

  • Pimenta vermelha

Assim como a pimenta preta traz diversos benefícios à saúde e ação termogênica, a pimenta vermelha é fonte natural de capsinoides, substância que aumenta a termogênese no seu corpo. É ideal para associar a um suplemento, e em um período de médio prazo, ver uma grande mudança na sua saúde.

  • Guaraná

O guaraná, fruto típico da Amazônia, também é considerado um grande termogênico, que age diretamente no sistema nervoso central, trazendo mais energia e disposição. A sua ação é bastante semelhante à cafeína, e podemos encontrar o pó de guaraná na composição de diversos suplementos termogênicos do mercado.

Qualquer pessoa pode fazer uso do termogênico?

Sabemos que o termogênico traz diversos benefícios à saúde e potencializa os resultados dos seus exercícios físicos e alimentação balanceada. Contudo, assim como qualquer outro suplemento, há algumas contraindicações e também ressalvas enquanto ao consumo por conta própria. Cada organismo funciona de uma forma diferente, por isso, devem ser avaliados individualmente.

Geralmente, as crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças renais, tireóide, diabetes ou problemas cardíacos devem evitar o uso do suplemento sem indicação médica. Quem sofre de insônia deve cuidar da dosagem e o uso por conta própria, pois a dose de cafeína usada nos termogênicos pode potencializar esse problema.

Dessa forma, não é qualquer pessoa que pode usar o termogênico. É extremamente importante falar com o seu médico de confiança sobre o suplemento, é só usar após a recomendação do profissional. 

Com a ajuda do médico, conseguirá analisar quais são os componentes do suplemento e se todos eles são liberados pela Anvisa, pois infelizmente algumas marcas ainda usam substâncias de alto risco nas fórmulas. Assim, você protege sua saúde de efeitos colaterais graves ou outros problemas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento