Curso no HC de Botucatu aborda desenvolvimento na fala de crianças

Saúde
Curso no HC de Botucatu aborda desenvolvimento na fala de crianças 21 agosto 2019
Foto HCFMB

No último sábado (17), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com seu Serviço de Fonoaudiologia, realizou o curso “Desenvolvimento e alterações da fala da criança – Como identificar e ajudar seu filho”.

De acordo com a coordenadora do serviço, Priscila Watson, o tema é relevante para ajudar diversas mães que tem dúvidas sobre o desenvolvimento da fala dos filhos. “As dúvidas mais frequentes são se a criança está falando errado ou qual a faixa etária adequada para o desenvolvimento, entre outras. O curso foi pensado para quem tem os pequenos em casa, com orientações essenciais de quando procurar um profissional”, afirmou.

Primeira infância

O curso foi ministrado pela fonoaudióloga do HCFMB Maria Gabriela Cavalheiro. De acordo com ela, é na primeira infância que o foco na percepção das alterações da fala deve ser colocado.

“Qualquer tipo de reabilitação é mais efetivo entre zero e três anos. Nesse caso, precisamos que professores e pais fiquem atentos aos primeiros sinais. Podemos trabalhar melhor e com pouca estimulação. A criança pode ter um desenvolvimento adequado na parte oral e escrita”, salientou.

Na avaliação da profissional de saúde, todos podem estar atentos às respostas do bebê durante uma interação. “Observar o sorriso, o reconhecimento da voz dos familiares e a percepção de alguns sons são alguns fatores importantes. Entre um ano e meio e ou dois anos, a criança já deve formar algumas frases, sem necessariamente já formar o som da fala ou ter a gramática correta das palavras”, completou.

Fonte: Portal Governo de SP

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento