Criança morre no HC de Botucatu após ser picada por escorpião

Saúde
Criança morre no HC de Botucatu após ser picada por escorpião 25 outubro 2022

Acidente ocorreu em Anhembi e criança foi socorrida já em estado grave para Botucatu

Uma criança de 7 anos morreu na tarde desta terça-feira, dia 25, no HC de Botucatu, após ser picada por um escorpião. O acidente ocorreu por volta das 14 horas do dia anterior, no município de Anhembi.

Segundo informações, o garoto Luiz Miguel Furtado Barbosa foi picado por um Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Ele foi socorrido imediatamente pelo SAMU, mas quando deu entrada no HCFMB seu estado já era muito grave, de acordo com o que foi apurado pelo Acontece Botucatu.

Apesar de todos os esforços a criança não resistiu. O fato e as circunstâncias deverão ser apurados.

A Prefeitura de Anhembi publicou em suas redes sociais uma nota onde lamenta morte e presta solidariedade à família. Foi decretado luto oficial de três dias no município.

O perigo da espécie

Foto: Instituto Butantã

O Tityus serrulatus é uma das espécies mais perigosas. É o que possui o veneno mais potente entre os escorpiões da América do Sul e é responsável pelo maior registro de escorpionismo no Brasil.

Os escorpiões proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos (principalmente de baratas), durante o dia o aracnídeo desaparece em esconderijos escuros e úmidos.

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento