Assim como o sistema de Saúde de todo o país e as autoridades locais, a Unimed Botucatu também tomou medidas para enfrentar a epidemia de Coronavírus – COVID-19 – que bate às nossas portas.
A equipe multidisciplinar, formada no final de fevereiro 2020, vem se reunindo e adotando novos protocolos e rotinas para minimizar os impactos da doença. Essa equipe está integrada às comissões municipais e segue constantemente informada (com dados privilegiados) para que possa tomar suas decisões de forma conjunta e assim somar esforços no tratamento e contenção da doença.
Com o recém inaugurado Hospital – a Unidade II – a Unimed Botucatu praticamente dobrou o número de leitos de internação, de UTI e a capacidade de cirurgias, num momento em que isso fará diferença no atendimento de seus beneficiários.
No sábado, 21/03, a partir das 7h, têm início as atividades deste Hospital, com ênfase no Pronto-Atendimento Adulto – acima de 15 anos, que foi preparado para receber de maneira diferenciada os casos de gripe (com sintomas pulmonares acentuados) e suspeitas de COVID-19.
As crianças (menores de 15 anos), gestantes e pacientes de obstetrícia serão atendidas no PA atual (junto ao Hospital I – entrada pela Rua Jose Dal Farra). A unidade também foi preparada para atender de maneira diferenciada esses pacientes com sintomas gripais e quadros pulmonares acentuados .
A equipe de saúde está diariamente sendo informada e preparada para os casos e há uma preocupação também com o bem estar desses profissionais que atuarão na linha de frente.
Também para fazer frente à doença, a Unimed Botucatu tomou algumas medidas amargas nesse momento, mas que prometem se revelar benéficas a longo prazo:
* Suspendeu – a partir de 23/03/2020 – todas as cirurgias eletivas (ou seja, aquelas que não são urgentes)
* Restringiu o número de visitantes aos doentes internados em suas unidades, bem como a circulação de pessoas no ambiente hospitalar
* Suspendeu as atividades em grupo do Viver Bem Unimed Botucatu
* Recomenda que só procurem os serviços de saúde àqueles que realmente tenham necessidade e que sigam as orientações anunciadas em todos as mídias.
* Prontificou um serviço de atendimento telefônico a seus beneficiários
É importante que todos sigam as recomendações mundiais de higiene e as medidas de “isolamento” social adotadas no país e se mantenham alertas, porém conservem a sanidade, diminuam – na medida do possível – a ansiedade e reforcem os hábitos saudáveis.
Compartilhe esta notícia