Coordenadoria de Saúde da Unesp lança questionário para avaliar a saúde dos estudantes

Saúde
Coordenadoria de Saúde da Unesp lança questionário para avaliar a saúde dos estudantes 26 março 2025

Inquérito de Saúde Geral está disponível a ingressantes e inclui questões sobre saúde física e mental; alunos podem responder por meio da Central de Acessos, com login e senha institucionais

A graduação é um período chave na formação dos estudantes, responsável por apresentar conceitos e práticas essenciais para a carreira escolhida. Também é um momento recheado de mudanças, como por exemplo mudar de cidade para cursar a universidade, passar a morar sozinho ou em república e ficar imerso no ambiente acadêmico. Neste contexto, a preocupação com a saúde física e mental dos estudantes universitários tem sido uma das prioridades da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que tem promovido diversas iniciativas para prestar o devido apoio à comunidade universitária. A ação mais recente é o Inquérito de Saúde Geral, destinado aos ingressantes de 2025, que inclui 24 questões sobre saúde geral, saúde sexual e reprodutiva e saúde emocional.

A participação é voluntária e segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo que as informações compartilhadas estarão protegidas e servirão exclusivamente para guiar as ações da Universidade. Para responder ao questionário, os estudantes devem acessar a Central de Acessos com login e senha institucionais. Como a proposta é ser uma avaliação contínua, o estudante pode preencher o questionário a qualquer tempo.

O objetivo é coletar informações para planejar e desenvolver estratégias institucionais mais assertivas, que contemplem a saúde integral dos estudantes. De acordo com a médica Ludmila Candida de Braga, responsável pela Coordenadoria de Saúde da Unesp (CSUnesp), as ações atuais da área se baseiam em estudos e pesquisas desenvolvidas em outras instituições. Daí a necessidade de um levantamento dentro da própria Unesp para planejar futuras iniciativas. “Temos que desenhar nossas ações de maneira customizada para atender os diferentes cursos, câmpus ou estágios da progressão na vida universitária”, explica a coordenadora de saúde da Unesp.

A escolha das três linhas de atuação é estratégica, pois, como ressalta a médica, são tópicos amplos que envolvem as principais questões enfrentadas pelos alunos. “Há muitos aspectos no campo da saúde que podem afetar os estudantes de graduação ao longo desse período, para os quais a universidade pode propor ações que vão fortalecer os fatores de saúde e minimizar ou até eliminar os fatores agressivos à saúde nessa esfera”, afirma.

Neste primeiro momento, a iniciativa é direcionada para os ingressantes de 2025. “Iniciamos pelos ingressantes, porque essa população pode ter maiores dificuldades de adaptação com a vida universitária, a cidade nova, a distância da família, o novo processo de ensino aprendizagem oferecido no ensino superior, entre outros tantos aspectos que podem também impactar a saúde do indivíduo”, explica Ludmila Candida de Braga.

O Inquérito de Saúde Geral tem potencial para indicar à CSUnesp, por meio das respostas ao levantamento, ações assertivas no sentido de um processo de adaptação mais tranquilo do estudante. O psicólogo da coordenadoria André Zacharias ressalta que a expectativa é que, após uma avaliação inicial, o questionário possa ser ampliado para todo o corpo discente, incluindo inicialmente o universo dos alunos da graduação e, posteriormente, da pós-graduação. “Isso possibilitará uma compreensão mais completa e ampla da saúde dos estudantes durante sua trajetória na Universidade”, diz.

Cada grupo de alunos possui particularidades específicas, conforme o estágio da vida acadêmica, o que demanda cuidados diferenciados. Além da Coordenadoria de Saúde da Unesp, participam da elaboração do Inquérito de Saúde Geral a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTInf) e o Escritório de Gestão de Dados (EGD), responsável por estruturar a coleta e a análise dos dados dos alunos.

A médica Ludmila Candida de Braga destaca que a adesão ao questionário é muito importante para que haja uma diversidade de respostas que reflitam a realidade dos estudantes da Unesp, que atualmente possui cerca de 36 mil graduandos. “Nosso trabalho [da Coordenadoria de Saúde] não faz sentido se não for para cuidar de pessoas. É disso que gostamos, foi por isso que nossa equipe estudou e busca aperfeiçoamento contínuo. Queremos realmente estar próximos das pessoas para conseguir transformar positivamente a realidade da nossa Universidade”, diz.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
IPTU 2025
Oferecimento