Foram discutidos os transtornos com o fechamento de leitos por falta de verba do estado
O Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, divulgou nesta segunda, 20, uma reunião com o Secretário de Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva. O encontro ocorreu em São Paulo e em pauta estava a crise no Hospital das Clínicas com o fechamento de leitos por falta de verba.
Segundo Pardini, foram apresentados os transtornos causados com o recente fechamento de leitos do Complexo Hospitalar do HCFMB, que é composto pelo Hospital das Clínicas, Hospital Estadual e Hospital de Álcool e Drogas, o Sarad.
De acordo com o chefe do executivo, estes equipamentos financiados pelo Estado, quando não operam em sua plenitude, provocam o atraso das transferências de pacientes que necessitam de internação em enfermarias ou cuidados intensivos no Hospital das Clínicas em Rubião Júnior. Dessa forma, há a superlotação da retaguarda de Pronto Socorros, tanto Adulto quanto Infantil, que neste momento estão operando como verdadeiros hospitais de campanha para atender a população.
Nesta reunião, segundo o Pardini, houve a antecipação de parte do orçamento anual do HC. Isso deverá proporcionar a abertura de novos leitos de enfermaria e UTI.
Sabemos que a solução é paliativa, mas, além de evitar novos fechamentos de leitos, aliviará a pressão por transferências de casos mais graves que aguardam em nossos Pronto Socorros há dias, internação no Complexo HC/Unesp. Enquanto isso, aguardamos providências do Estado para solucionar definitivamente a crise deflagrada por ocasião do subfinanciamento de equipamentos de Saúde vitais em nosso Estado, disse Pardini.
Estiveram na reunião o Secretário de Saúde, Dr. Marcello Felício; Dr. Zeca Trindade, Superintendente do Hospital das Clínicas Botucatu; Dr. João Henrique, Chefe de Gabinete do HC, e Dr. Rugolo, Presidente da Famesp.
Compartilhe esta notícia