Unidade montada no AME, no fim de março deste ano para aliviar demanda gerada pela pandemia, deve voltar ao seu perfil tradicional em 1º de setembro.
O hospital de campanha que foi aberto no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Botucatu no fim de março deste ano, com 27 leitos para atender exclusivamente casos de Covid-19 no auge da segunda onda da pandemia, vai retomar seus atendimentos ambulatoriais a partir de 1º setembro.
O anúncio da desmobilização do serviço foi feito pelo governo de SP e justificado em função da queda nos indicadores da pandemia no Estado e também na região de Botucatu. No início deste mês, a cidade registrou queda de 81% nos casos da doença após vacinação em massa promovida pelo estudo de efetividade da vacina de Oxford/AstraZeneca.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), eventuais casos de Covid-19 da região que precisarem de atendimento terão assistência garantida por meio do direcionamento a outros hospitais de referência.
A partir de agora, o AME fará toda a readequação do local até o final de agosto e, a partir do próximo mês, volta a oferecer consultas médicas e não-médicas em 18 especialidades, exames e procedimentos de menor complexidade, mediante agendamento.
O hospital de campanha foi aberto em 31 março deste ano, com o atendimento exclusivo de Covid-19, com 27 leitos, sendo 11 de UTI e 16 de enfermaria.
Em média, 78,1% dos hospitalizados tiveram alta após recuperação plena. O AME está localizado na Rodovia Marechal Rondon, km 253,6.
Fonte: G1