
Prefeitura assumiu recentemente as obras finais do complexo após rompimento de contrato com construtora. Exames pré-operatórios devem começar nos próximos dias, segundo o Prefeito Fábio Leite

O Hospital do Bairro finalmente começará a realizar cirurgias até a segunda quinzena de março. A informação foi dada pelo Prefeito de Botucatu Fábio Leite nesta quinta-feira (27), durante entrevista à Rádio Criativa FM.
Essa projeção só foi possível após a Prefeitura de Botucatu romper o contrato construtora Spalla Engenharia LTDA, que foi a responsável pela reforma do complexo hospitalar. A ruptura ocorreu no inícoo de fevereiro, após a empresa não cumprir com o cronograma final, segundo a Prefeitura.
A administração municipal conseguiu uma liminar na justiça para que as equipes das Secretarias de Infraestrutura e Zeladoria pudessem entrar no Hospital para terminar as obras do equipamento, especialmente os chamados ajustes finos.
Já houve a retenção de todos os pagamentos que precisavam ser feitos pelo governo municipal à empresa. O caso provavelmente deverá ser judicializado.

As equipes que atuarão no Hospital já foram sendo contratadas e passaram por todo o processo de treinamento. A responsável por esse processo é a OSS Pirangi, que fará a gestão da unidade hospitalar.
Segundo Fábio Leite, há uma demanda de aproximadamente 4 mil cirurgias que devem ser absorvidas pelo novo equipamento. Exames pré-operatórios devem começar nos próximos dias.
Tratado como um marco na saúde de Botucatu, o equipamento deve desafogar o atendimento no Hospital das Clínicas, equipamento de portas abertas que atende 70 municípios.
O investimento total para a abertura do Hospital está na casa de R$ 40 milhões. Metade desse valor foi concentrado na obra de revitalização de toda estrutura que abrigava o antigo hospital sorocabana.
Estrutura

Inaugurado no dia 30 de dezembro de 2024, mesmo sem estar pronto totalmente, o complexo hospitalar contém a seguinte estrutura:
– 57 leitos, sendo 7 de recuperação anestésica
– 3 salas cirúrgicas
– sala para procedimentos ambulatoriais
– salas para exames de imagens
– consultórios médico
– prédio administrativo
O Hospital será voltado para atendimento cirúrgico de especialidades médicas, procedimentos ambulatoriais e exames de imagem. Tudo para pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde com encaminhamento médico.
Compartilhe esta notícia