Chocolate no café da manhã pode melhorar as funções do organismo, sugere estudo

Saúde
Chocolate no café da manhã pode melhorar as funções do organismo, sugere estudo 08 abril 2023

Quanto mais cacau, melhor. Acredita-se que a fruta contenha cerca de 380 produtos químicos diferentes. Entre eles, encontramos os flavonoides

Boas notícias para os chocólatras de plantão nesta Páscoa: comer chocolate já no café da manhã traz benefícios para a nossa saúde.

É isso mesmo! Segundo um estudo publicado na revista científica “Nutrients”, o chocolate, ingerido pela manhã, pode ter efeitos positivos no nosso bem-estar mental e cognitivo, no nosso sistema cardiovascular e no nosso metabolismo.

Infelizmente, nem tudo é tão doce. Para conseguir todos esses benefícios, o ideal é consumir o alimento com mais cacau.

Ação antioxidante

Acredita-se que o cacau contenha cerca de 380 produtos químicos diferentes. Entre eles, encontramos os flavonoides – substâncias com ação antioxidante que atuam no envelhecimento celular, no cérebro, na saúde cardiovascular e no colesterol.

De acordo com a nutricionista Lara Natacci, os flavonoides podem ser encontrados em alimentos que são de origem vegetal, como o cacau.

“Os flavonoides são substâncias que fazem com que a gente neutralize os radicais livres. Como neutralizam, diminuem as chances de danos nas células em todo o nosso corpo: envelhecimento celular, dano neurológico – o cérebro é um tecido muito ativo e libera muito radical livre. Com os flavonoides, conseguimos prevenir isso”, explica a nutricionista, que é mestre e doutora em nutrição pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Chocolate: quanto mais amargo, mais cacau, mais benefício — Foto: Rafael Leal / g1

Amargo, meio amargo, ao leite…

Quanto mais amargo, mais cacau, mais benefício. Natacci explica que o chocolate ao leite tem composto bioativo, mas em pouca quantidade. Já uma porção de 30g com 70% de cacau tem a quantidade de oxidantes referente a uma maçã ou taça de vinho.

“O chocolate ao leite tem quatro vezes menos antioxidantes do que o chocolate mais intenso. O ideal é consumir a partir de 70%, mas o chocolate já é considerado intenso a partir de 51%”, explica a nutricionista, que é diretora clínica da Dietnet.

Ela dá uma dica para quem quer aumentar a %: comece com um chocolate 55%, suba para 60%. Tente ir aumentando a porcentagem aos poucos para acostumar o paladar. E está tudo bem não “gostar” do chocolate 90% de cacau. Foque no 70%.

Fonte: g1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento