Consolidado como um dos mais importantes centros da área, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp, vinculado ? Faculdade de Medicina de Botucatu, promoverá uma série de atividades acadêmicas e científicas para comemorar seus 20 anos de história. A II Semana do Cevap será realizada entre os dias 23 e 29 de maio e será dedicada a conscientizar, divulgar e incluir a comunidade no contexto dos acidentes com animais peçonhentos.
A prevenção e preservação dos animais e os primeiros-socorros estarão na pauta de discussões. Para atender a essa demanda serão realizadas visitas monitoradas nas escolas públicas e privadas da região de Botucatu ao Museu Biológico do Cevap; um Encontro da Rede Vital para o Brasil, que discutirá a produção e certificação dos antivenenos, biologia e parasitologia de serpentes, bioquímica e biologia molecular de toxinas animais; Minicurso de 8 horas abordando o tema: Acidentes com animais peçonhentos clínica, epidemiologia, diagnósticos diferenciais, tratamento e profilaxia.
O público alvo das visitas monitoradas serão professores e alunos do primeiro e segundo graus, e do minicurso serão alunos de graduação em Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, Agronomia, pós-graduandos e pós-doutorandos.
O objetivo é promover a educação e a preservação ambiental, divulgar a herpetofauna (totalidade de espécies de répteis e anfíbios existentes na região); aproximar a comunidade dos pesquisadores da Unesp; estimular a comunicação entre profissionais especializados, pesquisadores e estudantes; despertar interesse entre os alunos de graduação e pós-graduação para o tema e, por fim, ampliar a rede de colaboração e parcerias com os demais centros de pesquisa e produção do Brasil, afirma o professor titular da FMB Benedito Barraviera, coordenador executivo do Cevap. Outras metas desse encontro são educar, conscientizar, divulgar e incluir a comunidade para o assunto evitando-se eventos adversos, sequelas e mortes por ocasião dos acidentes.
{n}Acidentes matam 300 pessoas por ano{/n}
Os acidentes com animais peçonhentos causados por serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, vespas e lagartas estão entre as 20 doenças negligenciadas catalogadas pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, ocorrem cerca de 140.000 acidentes por ano sendo 300 deles fatais.
Trata-se no momento de problema de saúde pública urbano, haja vista que a maioria dos acidentes, especialmente com escorpiões (Tityus serrulatus), aranhas (Loxosceles sp), abelhas (Apis mellifera) e vespas ocorre no interior ou próximo ? s residências, destaca professor Barraviera.
{n}Sobre o Cevap{/n}
O Cevap é um Centro Interunidade, modalidade de Unidade Complementar, prevista no Estatuto da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multi campi, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.
Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Instituto de Biociências de Botucatu, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e Instituto de Biociências de Rio Claro. Em 2006 inaugurou sua sede definitiva, com aproximadamente 2.000 m2 de área construída, na Fazenda Experimental Lageado Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp em Botucatu.
Compartilhe esta notícia