Foi entregue oficialmente a nova Unidade de Saúde da Família do distrito de César Neto em evento que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Botucatu, João Cury Neto; o vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; o presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim); a secretária municipal de Saúde, Tânia de Cássia Gasparelo; o subprefeito de César Neto, André Bissacot; o diretor-presidente da Fundação UNI, doutor José Carlos Christovan (Bazuca); o enfermeiro responsável pela unidade, Lucas Cardoso; e o diácono Adilson, da paróquia Santíssimo Sacramento.
O espaço possui 324 metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 494 mil. Ele atenderá uma população estimada em 1.300 pessoas, e contará com uma equipe completa formada por: um médico, uma enfermeira, um dentista, um auxiliar de serviços dentários, dois auxiliares de enfermagem, um auxiliar administrativo, um auxiliar de limpeza e um agente comunitário.
Anteriormente, a unidade não possuía infraestrutura adequada, o que limitava o potencial de atendimento da equipe. A mesma funcionava em uma espécie de edícula, sem ventilação, com umidade e má distribuição de salas.
Agora, ela conta com espaços adequados para inalação, coleta de exames, atendimento médico e dentário, aplicação de vacinas e sala de espera.
Esta unidade reflete a preocupação da Prefeitura com a população. Trata-se de um posto limpo, confortável e que conta com uma equipe bem formada. Além disso, ele tem o mesmo nível do serviço privado, o que é difícil de ser visto no serviço público em geral. E justamente por ser público é que tem a obrigação de ser o melhor, enfatizou a secretária de Saúde, Tânia de Cássia Gasparelo.
De acordo com o vice-prefeito, a unidade foi construída com ampla infraestrutura e equipamentos de alta tecnologia, tendo sido planejada para durar, no mínimo, 30 anos. A mesma qualidade de saúde existente na Cidade deve haver em César Neto. Assim, ao invés de ampliar a antiga casa, decidimos construir uma nova e, para isso, contamos com todo o apoio da Fundação UNI. Esta unidade, além de tudo, irá potencializar o trabalho da equipe, explicou.
Segundo o diretor-presidente da Fundação UNI, doutor José Carlos Christóvan (Bazuca), o novo posto conta com uma estrutura completa para o atendimento de qualidade ? população. Quando vejo este espaço pronto, tenho a certeza de que valeu a pena todo o trabalho voltado para sua construção, acrescentou.
Para o prefeito João Cury, a importância da entrega da nova unidade está no fato de César Neto se caracterizar como um local que há muito tempo não via investimentos na área da saúde, sendo que o antigo posto foi inaugurado em 1984, ou seja, há 28 anos.
César Neto, que ficou por muitos anos no esquecimento, merece toda a atenção especial. Hoje, estamos aqui para honrar o compromisso assumido.
Tudo isso faz parte das ações que têm sido realizadas com o objetivo de promover uma aproximação entre a comunidade e a Prefeitura, pois somente assim iremos saber quais as reais necessidades de cada região para, então, melhorá-las. Devemos sempre lembrar que sonho que se sonha só é apenas um sonho, e sonho que se sonha junto é o começo de uma nova realidade. E César Neto está vivendo o início de uma nova realidade, ressaltou.
Mais unidades são construídas – Além de César Neto, a Prefeitura, por meio do programa Botucatu Com Mais Saúde, irá inaugurar mais três unidades de saúde da família no Município. Os demais bairros selecionados foram Jardim Santa Elisa, Vitoriana e Comerciários.
{n}Vitoriana{/n}
O próximo posto a ser entregue será o de Vitoriana, em evento marcado para o próximo domingo (1º de julho), ? s 9 horas. Este é o primeiro prédio próprio da unidade, que por décadas utilizou casas alugadas para o atendimento ? comunidade. Agora, com cerca de 700 metros quadrados construídos, ela possuirá espaço e equipamentos completamente adequados ? s necessidades do serviço prestado ? população. O investimento total da obra corresponde a R$ 1.191.133,88.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação UNI já definiram os bairros prioritários para receberem a construção de mais sete unidades de saúde da família, a partir de 2013. A ideia é deixar os terrenos reservados e os projetos prontos para o próximo prefeito executá-los. Os locais escolhidos são Santa Maria, Jardim Reflorenda, Parque dos Pinheiros, Jardim Itamaraty, Bairro Alto, Real Park e Cohab 4
Compartilhe esta notícia