Cerimônia marca 40 anos do Hemocentro do HCFMB

Saúde
Cerimônia marca 40 anos do Hemocentro do HCFMB 24 novembro 2022

Evento reuniu funcionários ativos e aposentados, gestores do Complexo HC e doadores de sangue

Emoção, resgate histórico e novidades. Três atributos que marcaram a cerimônia de 40 anos do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizada na tarde da última quarta-feira, 23, no Salão Nobre da FMB.

Organizado pela Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB, o evento reuniu funcionários ativos e aposentados do Hemocentro, diretores que já passaram pelo setor, gestores do Complexo HC e doadores para celebrar a trajetória de 4 décadas de um dos primeiros setores atuantes em Hematologia e Hemoterapia do Brasil.

A mesa de abertura foi formada pelo Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; pelo Presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, Prof. Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr.; pelo Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Rodrigo Rodrigues “Palhinha”; pela Diretora Técnica do Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI), Dr.ª Lilyan Cristina Rocha; e pelo Diretor do Departamento de Apoio à Assistência e Responsável Técnico do Hemocentro do HCFMB, Dr. Cláudio Lucas Miranda.

Há quase três anos na Direção do Hemocentro, Dr. Cláudio agradeceu, em sua fala, aos gestores que o antecederam na condução do setor e reforçou a importância das parcerias. “Hoje é um dia de celebração e de gratidão pelos 40 anos de vida do nosso querido Hemocentro. Agradeço à Superintendência por me confiar este desafio e estar aqui é motivo de grande orgulho para mim. Acredito que conseguimos avançar em muitos processos e temos condição de progredir ainda mais”.

Egresso da FMB | Unesp, Dr. Marques relembrou sua trajetória na instituição e sentiu-se honrado pelo convite. “Se posso estar à frente de uma Associação do porte da ABHH, devo muito à sólida formação que recebi aqui em Botucatu e que jamais vou esquecer. Parabenizo a todos do Hemocentro pela coragem e pelo trabalho desempenhado”.

Dr. André destacou o trabalho do Hemocentro durante a sua gestão. “Ver esta sala repleta de pessoas e presenciar histórias de doadores mostra que a dedicação de cada um desta equipe vale muito a pena. Que venham mais 40 anos de Hemocentro forte, com uma equipe unida e coesa em prol da salvação de vidas”.

Homenagens e surpresas marcam evento

Durante a cerimônia, o Hemocentro, em parceria com a loja Gold Silver, entregou uma lembrança aos doadores de sangue Benedito Ponick e Rui Miguel Junior, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado em 25 de novembro, representando milhares de pessoas que estendem as mãos para fazer o bem. Marcelo José de Camargo, o 100º paciente que passou por um Transplante de Medula Óssea autólogo no HCFMB, processo com participação efetiva do Hemocentro, também foi lembrado no evento. Paciente Marcelo José de Camargo e Enfermeira Laura Tiaki Fujihara  Doador de sangue Rui Miguel Júnior e Flebotomista Rodrigo Ricardo dos Santos  James Roberto Brambilla Ramos Júnior, da Captação de Doadores e doador de sangue Benedito Ponick

Ao longo do evento, seis placas de homenagem foram distribuídas a alguns funcionários que fizeram a diferença na história do setor: Dr. Jordão Pellegrino Júnior, 1º Diretor do Hemocentro; Dr. José Mauro Zanini, que coordenou as atividades por 15 anos; Dr.ª Lígia Niero de Melo, presente na área de Hematologia desde a década de 1980; Isilda Maria Lazer, auxiliar de Enfermagem homenageada pelo setor de Coleta; Maria Inês Paravani, bióloga agraciada pelo setor de Hemoterapia, e o Assistente de Suporte Acadêmico José Roberto Correia Toledo, homenageado pelo setor de Hematologia e que não pode comparecer à cerimônia.

Após o descerramento de uma placa celebrativa, mais uma surpresa encantou o público, principalmente as crianças: a apresentação da mascote do Hemocentro, conduzida pela Gerente do setor, Andrezza Belluomini Castro. “Recentemente, pensamos em ter uma mascote para motivar as doações de sangue em meio aos desafios e, depois de quatro meses de trabalho, este é o nosso presente para o Hospital. Considero o Hemocentro como uma família e agradeço a todos que deixaram sua marca para estarmos aqui neste dia de celebração”, finalizou. Mascote do Hemocentro

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento