A Secretaria de Saúde de Botucatu, através do programa municipal de DST/aids, já começou a campanha Fique Sabendo 2016. Ela busca estimular que a população reflita sobre a importância dos cuidados permanentes para a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. O foco da campanha é atingir a população com vida sexualmente ativa ou mesmo aquelas pessoas que nunca realizaram testes para HIV e sífilis.
A iniciativa, que faz alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids [celebrado em 1º de dezembro], envolve diversos bairros, serviços de saúde como CAPS AD e Camin, além de instituições como o IB (campus Rubião) e FCA (campus Lageado), da Unesp. As principais ações se concentrarão nos dias 19 de novembro e 3 de dezembro, na Praça Emílio Peduti [Praça do Bosque], no Centro, das 9 às 13 horas.
Além das orientações, a equipe do programa municipal de DST/aids distribui preservativos e realiza testes rápidos de HIV e sífilis. “São em média de 1.200 testes ao longo ano na rotina e esse número duplica com a campanha fique sabendo”, diz Juliane Andrade, enfermeira coordenadora do programa municipal de DST/aids.
PEP Sexual – Botucatu oferta insumos de prevenção em todas as unidades de saúde, como também em mais 32 pontos extra unidades como, por exemplo, o Terminal Rodoviário. “A rede de atenção, também conta com medicamentos para tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis e o Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] e o PS Unesp tem a disponibilidade da PEP Sexual”, complementa Juliane.
A Profilaxia Pós-Exposição, ou PEP Sexual, é voltado a pessoas que por algum acaso tenham ficado expostas pelo sexo sem camisinha. São medicamentos que precisam ser tomados até 72 horas depois do ato sexual e de maneira contínua, por 28 dias, para impedir que o vírus se instale definitivamente no corpo. É um tratamento que precisa ter acompanhamento médico. “Ainda assim, a camisinha continua sendo a melhor maneira de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis”, enfatiza a enfermeira.
Parceria com CTA e SAE – Atualmente o Município tem notificado cerca de 300 casos de sífilis, que são acompanhados pelas unidades de saúde ou Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA), instalado no Centro de Saúde Escola (CSE) da Unesp, na Vila dos Lavradores. Neste ano também já foram confirmados 25 novos casos de HIV, acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] – “Dr. Domingos Alves Meira” [antigo Hospital Dia].
Em Botucatu, as unidades de saúde oferecem testagem rápida e diagnóstico de DST/aids ao longo de todo o ano. A Secretaria de Saúde fornece medicamento para tratar as DST’s e algumas infecções do portador de HIV. Além disso, a equipe do programa DST/aids trabalha em parceria com diversos setores através de palestras, oficinas de sexo seguro, atendimentos individuais, e apoio à liderança LGBT.
Mais informações
Saiba mais sobre doenças sexualmente transmissíveis no site http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1
www.ctr.saude.sp.gov.br
Serviço
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Telefones: 3811-1100 / 3811-1105 [Vigilância Epidemiológica]
Programa Municipal de DST/aids
Espaço Saúde Prof.ª Cecília Magaldi
Avenida Santana, 323 – Centro
Telefone: 3811-1125
Centro de Aconselhamento e Testagem – Centro de Saúde Escola [CSE]
Rua Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 181 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3882-5222
Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] Dr. Domingos Alves Meira
Alameda das Tecomarias, s/nº – às margens da Rodovia Antonio Butgnolli
Telefone: 3811-6540
Compartilhe esta notícia