Botucatu sedia evento do Programa Mais Médicos para profissionais e gestores da região

Saúde
Botucatu sedia evento do Programa Mais Médicos para profissionais e gestores da região 24 agosto 2025

Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) busca fortalecer a implementação do programa na Atenção Primária à Saúde

A Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ), no câmpus de Botucatu, foi palco nesta quarta-feira (21) do evento de acolhimento de profissionais de Medicina e gestores municipais de saúde da Região de Referência em Saúde (RRAS) 9, vinculada à Diretoria Regional de Saúde (DRS) VI de Bauru. A ação, organizada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) na condição de instituição supervisora do Programa Mais Médicos (PMM), teve como objetivo central fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade e qualificar a atuação dos novos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e gestores dos 60 municípios da região que contam com profissionais do programa. A programação incluiu mesas de abertura, painéis temáticos e espaços para discussão e alinhamento entre os atores envolvidos.

Acolhimento como etapa estratégica

Conforme estabelecido pela Portaria Interministerial MS/MEC (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) nº 604/2023, o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) é etapa obrigatória para médicos dos perfis 2 (brasileiros formados no exterior) e 3 (estrangeiros) que ingressam no PMM. Das 160 horas totais do módulo, 20 horas são de responsabilidade do município de lotação, focadas em protocolos e diretrizes locais. Este evento regional cumpriu parte dessa missão, integrando os diversos entes federativos.

Em seu depoimento, Daiana Cristina Machado Alves, Líder do Núcleo de Articulação Institucional (NARC) da Coordenação-Geral de Provimento Profissional (CGPP), do Departamento de Gestão do Trabalho Profissional para o SUS (DEGEPS) – estrutura vinculada à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS) -, destacou a importância da iniciativa:

“Essa etapa do acolhimento é uma etapa importantíssima porque a gente consegue dialogar com os atores que estão envolvidos na execução do Programa Mais Médicos para que os médicos se sintam acolhidos, se sintam qualificados, eles sejam nutridos de informações importantes para que possam atuar na atenção primária com mais propriedade. O acolhimento tem uma perspectiva de falar dos pontos importantes, de trazer alguns debates de algumas temáticas”, destacou.

Papel da Instituição Supervisora

A FMB/Unesp tem um papel central na região como instituição supervisora (IS) do PMM, responsável pelo suporte acadêmico, tutoria e integração dos médicos ao contexto local do SUS. Antônio Pithon Cyrino, Tutor responsável na FMB/Instituição Supervisora do Programa Mais Médicos, explicou a dupla natureza do evento:

“Hoje temos aqui dois encontros reunidos. Primeiro, um acolhimento que é uma parte da primeira etapa na entrada dos novos médicos do programa Mais Médicos. E também o encontro loco-regional de supervisão dos médicos que estão atuando no programa.”

O “Encontro Locorregional de Supervisão Acadêmica”, realizou-se simultaneamente, no período da tarde, e reuniu cerca de 160 médicos do Programa Mais Médicos, sob supervisão da FMB/Unesp, os quais assistiram à conferência do Prof. José Manoel Bertolotti, sobre O enfrentamento do suicídio na Atenção Primária à Saúde, tema crítico para a saúde mental na APS (Atenção Primária à Saúde).

Fortalecimento do SUS na região

O evento reforçou os pilares do Programa Mais Médicos: diminuir a carência de profissionais em regiões prioritárias, fortalecer a prestação de serviços na APS, aperfeiçoar a formação médica para atuação no SUS e ampliar a oferta de especializações em áreas estratégicas.

A expectativa é que o acolhimento e a supervisão contínua contribuam para uma Atenção Primária à Saúde (APS) mais qualificada, resolutiva e alinhada aos princípios de integralidade, equidade e humanização do SUS, impactando positivamente a qualidade de vida da população da região.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
campanha 11366 – Reforço Programa de Saúde
Oferecimento