Botucatu se mobiliza na Semana de Combate à Hipertensão

Todas as unidades e serviços de Saúde de Botucatu estão mobilizadas neste final do mês de abril na Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Neste período, atividades serão realizadas para alertar a população sobre os riscos, diagnóstico e tratamento adequado à doença, que atinge 35% da população brasileira acima dos 40 anos e mata cerca de 300 mil brasileiros por ano, isto é, 820 pessoas por dia. Já em Botucatu a estimativa é que 21% das pessoas acima de 18 anos em Botucatu também sofram de hipertensão.

Além dos postos, um estande será montado no Shopping Botucatu nesta sexta-feira (27), das 10 às 22 horas, com a presença de profissionais de saúde e alunos. Eles prestarão informações, esclarecimentos e também realizarão aferição da pressão arterial e teste para verificação da glicemia (diagnóstico do diabetes). A hipertensão é conhecida por ser uma “doença silenciosa”, ou seja, que só é descoberta quando surgem complicações severas. Inicialmente pode estar associada a dores de cabeça, vômitos ou falta de ar, podendo evoluir para uma insuficiência cardíaca e complicações nos rins, olhos e cérebro.

“Muita gente acredita que apenas o fator genético seja o principal causador da hipertensão. Mas o que observamos, na prática, é a doença crescendo em diversas faixas etárias. Inclusive entre nos adultos mais jovens, já partir dos 20 anos. Tudo por conta da impregnação de hábitos não saudáveis como o sedentarismo e alimentação baseada no consumo de muita gordura e sal, principalmente”, argumenta Dr. Paulo Machado, diretor da Fundação UNI, uma das instituições parceiras desta semana.

 

Também estão envolvidos nesta ação os seguintes parceiros: Secretaria da Saúde de Botucatu, através do Setor de Educação e Comunicação em Saúde (SEDUCS); ABAH (Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso); Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) através das Ligas de Hipertensão, Rim e do Coração; alunos do curso de Nutrição do Instituto de Biociências da Unesp (IB); e alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Faculdade Marechal Rondon (FMR).

 

No Brasil, o “Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão” é celebrado no dia 26 de abril. Em Botucatu, a “Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial” foi instituída em novembro de 2011, através da Lei Municipal nº 5.300.